VÍDEO! Segundo suspeito de atirar em policial e tentar roubar mercadinho morre em confronto com a PM na região de Sousa

O segundo participante da tentativa de assalto seguida da tentativa de morte contra o sargento Luiz Cleron Rodrigues de Araújo, de 56 anos, na cidade de Vieirópolis, Sertão paraibano, morreu na madrugada desta sexta-feira (29) após confronto com a Polícia Militar de Sousa. Francelino Alves Farias, de 34 anos, estava em “uma festa com som alto, consumo de entorpecentes e na companhia de homens armados em um local já conhecido como abrigo de marginais” na cidade de Marizópolis.

De acordo com a PM, por volta de 1h, guarnições policiais que estavam na captura ao suspeito foram recebidas a tiros e que “Nego França”, como era conhecido o assaltante, tentou fugir pulando muro de residências enquanto efetuava disparos contra os militares. Narra a polícia, que, ferido à bala, ele caiu em um quintal. Em seguida, o investigado foi socorrido ao Hospital Regional de Sousa, porém deu entrada sem vida.

Contra Francelino Alves havia um mandado de prisão em aberto. O sistema de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) mostra também que entre os anos de 2015 e 2023 o investigado respondeu judicialmente por crimes de roubo, ameaça e tráfico de drogas.

O major Thiago Feitosa, comandante do 14º Batalhão de Sousa, disse que “Nego França” reagiu a prisão, cuja atitude foi imediatamente combatida pelos policiais. O oficial da PM também falou que as diligências à procura dos demais participantes dos crimes terão continuidade.

Assista ao vídeo:

Prisão

Na noite desta quarta-feira (27) o professor de línguas estrangeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de Campina Grande, foi o primeiro suspeito a ser preso pelas ações criminosas em Vieirópolis. O major Feitosa confirmou que Thiago José Ferreira de Sousa, natural de Campina Grande, teria se articulado com os demais integrantes para cometimento dos crimes.

“Um dos integrantes do bando identificou-se como sendo professor do IFPB (afastado por envolvimento com drogas). Segundo ele, teria se articulado com os demais integrantes para cometimento desse crime de roubo, que não chegou a ser consumado”, frizou.

Leia mais: VÍDEO! Após sete anos na Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales é nomeado novo bispo de Mossoró

Assista ao vídeo:

Entenda o caso

Durante a ação, os criminosos tentaram roubar um mercadinho, mas não conseguiram. Eles teriam chegado ao local em uma caminhonete modelo L-200, cor branca, placas EMT-0171, a qual foi apreendida.

Sargento Luiz Cleron

Em seguida o grupo efetuou um tiro contra o sargento Cleron o qual estava em diligências no local. O disparo atingiu o abdômen do militar. Ele foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Regional de Sousa e passou por cirurgia para retirada da bala. O estado de saúde dele é bom, segundo informou a assessoria de imprensa da unidade hospitalar.

Os três fugitivos teriam escapado do cerco policial em um carro modelo Strada, de cor branca e até o momento não foram localizados.

Viaturas dos batalhões de Sousa e Cajazeiras seguem em diligências à procura dos suspeitos.

O que disse o IFPB

Em nota à imprensa, o IFPB disse que lamenta o fato envolvendo um servidor da instituição em Campina Grande e que ele havia pedido afastamento das funções em 2022 alegando tratamento de saúde. O órgão federal também prestou solidariedade ao policial ferido e a sua família, bem como se colocou à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos.

Confira a íntegra da nota de esclarecimento:

“O Instituto Federal da Paraíba lamenta o fato que envolveu, supostamente, um professor da instituição, nesta quarta-feira (27), e que culminou com um policial ferido por disparo de arma de fogo durante uma tentativa de assalto no sertão do estado. Solidarizamo-nos com o PM e sua família e desejamos pronta recuperação.

Cabe informar que o servidor apontado iniciou afastamento de todas as funções que executava no campus Campina Grande em outubro de 2022, a pedido próprio, para tratamento de saúde. De acordo com manifestações de integrantes da Polícia Militar sobre o caso na internet, o acusado seria dependente químico.

A dependência de drogas lícitas ou ilícitas é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É nossa função, também, esclarecer a sociedade sobre esse problema. Aqui, o assunto é tratado transversalmente durante todo o processo de ensino-aprendizagem, que envolve servidores e estudantes. Acreditamos que o tema deva, inclusive, ser abertamente abordado em outros âmbitos da vida em sociedade.

Se preciso for, o IFPB se coloca à disposição das autoridades para prestar outros esclarecimentos”.

Quem é o professor Thiago?

Possui Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Cursou Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande, onde é Coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais e Coordenador de Extensão e Cultura. Em 2017, foi bolsista no programa CAPES/NOVA que ocorreu na Northern Virginia Community College – NOVA (EUA). Participa dos núcleos de Extensão “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação” e “NITE – Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais” no IFPB. É participante do grupo de pesquisa “Observatório da Diversidade” do IFRN.

Leia também:

VÍDEO! Polícia diz que professor do IFPB integra grupo que baleou policial e tentou roubar mercadinho em Vieirópolis

VÍDEO! Gesto de gratidão: diretor de hospital da capital reconhece importância de Marizinho Abrantes

VÍDEO! Wilson Santiago responde prefeita de Uiraúna sobre possível “dossiê” contra Diego Galdino. “Bote pra fora”