VÍDEO! Após 7 anos na Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales é nomeado novo bispo de Mossoró

O bispo da Diocese de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, foi nomeado para assumir a Diocese Santa Luzia, em Mossoró, no estado Rio Grande do Norte. A informação foi publicada na manhã deste sábado (18) pelo Vaticano.

Dom Francisco de Sales tem de 55 anos de idade e estava no cargo desde o dia 08 de junho 2016. Em Mossoró o religioso irá substituir o bispo Dom Mariano Manzana, o qual renunciou o cargo após completar 75 anos de idade.

Ao Blog do Levi, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Cajazeiras informou que com a decisão do Papa Francisco, A Diocese entra em um processo de vacância e que o bispo permanecerá como administrador apostólico da Diocese até da data de sua despedida.

“Após da despedida dele, a Diocese entrará em um período de vacância. A partir daí, o Colégio de Consultores deve eleger um padre para ser administrador diocesano até a nomeação de novo bispo para Cajazeiras”, explicou Henrique Nogueira.

A posse de Dom Francisco de Sales em Mossoró acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2024.

Imagem de Dom Francisco de Sales em 2018

Leia mais: OAB defende advogados e vence Prefeitura de Sousa em ação que impedia pagamento de honorários

Nesta manhã a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou a nomeação do novo bispo através do seu site e de suas redes sociais:

“O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a diocese de Mossoró.”, diz a postagem no Instragram.

Um dos últimos atos do bispo da Diocese de Cajazeiras foi o anúncio de transferências de padres nas foranias de Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Itaporanga, Pombal e Catolé do Rocha.

Assista ao vídeo:

Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu em 17 de abril de 1968 em Araripina, no Estado de Pernambuco. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF), em Olinda-PE, e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy, em Dublin (Irlanda). Licenciou-se em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de  Espiritualidade  Teresianum de Roma.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: formador dos estudantes de Filosofia; Reitor da Basílica do Carmo em Recife; Pároco; Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelita de Pernambuco; Vice-Prior da Comunidade do Colégio Internacional “Sant’Alberto” em Roma. Atualmente, é Secretário-Geral da sua Ordem em Roma.

Leia também

VÍDEO! Diocese anuncia novos padres para Sousa e outras paróquias da região. Confira a relação completa!

VÍDEOS! Vereador Neto de Santa enaltece atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vieirópolis

Corrupção: Fábio Tyrone é condenado a 4 anos e sete meses de prisão; prefeito teria desviado R$ 72 mil para suas empresas