Saúde de Sousa está na 205ª posição do Previne Brasil; Nazarezinho, Aparecida e Santa Cruz alcançam nota 10

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 31/01 os dados referentes ao último quadrimestre de 2023 do Previne Brasil e o desempenho obtido pelo município de Sousa, Sertão paraibano, foi um desastre. O resultado do Indicador Sintético Final (ISF) do programa do Governo Federal expõe a “Cidade Sorriso” apenas na 205ª posição.

De acordo com o levantamento, a nota 7,31 alcançada pela Saúde de Sousa está abaixo de praticamente todos os municípios sertanejos, ficando à frente apenas de São Bento (7,07) e Poço Dantas (7,00).

O objetivo do Previne Brasil é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 60% (sessenta por cento) será destinado ao pagamento de prêmio pecuniário aos trabalhadores lotados nas Unidades de Saúde da Família (USF), e Equipe Multiprofissional, aos apoiadores institucionais, independente do tipo de vinculação dos mesmos com o Município, sob forma de prêmio de desempenho e inovação.

Em Sousa, desde a criação do programa em 2019, os profissionais reclamam que nunca receberam os valores destinados às Prefeituras pelo Governo Federal. A Secretaria de Saúde alega que os recursos são aplicados em melhorias das unidades.

Leia mais: Alberto de Braz é anunciado pré-candidato a prefeito em Santa Cruz. “É simples e não tem rejeição”, diz gestor

Ao contrário de Sousa, alguns municípios da região se destacaram no ranking, a exemplo de Nazarezinho, Aparecida e Santa Cruz. Ambos alcançam nota 10 e ficaram, respectivamente, nas posições 16ª, 17ª e 18ª. Com nota 9,96 São Francisco ocupou a 27ª colocação. Em seguida aparecem Lastro com 9,94 no 30º lugar e São José da Lagoa Tapada na 55ª posição com nota 9,77. Na 61ª colocação está Marizópolis com a nota 9,68. Já Vieirópolis com nota 9 é o 117º colocado no ranking das urbes do território paraibano.

Confira a relação dos municípios nota 10:

1° – São Domingos do Cariri;  
2° – Santana de Mangueira; 
3° – São José do Bonfim; 
4° – Bonito de Santa Fé;
5° – Lagoa; 
6° – Junco do Seridó;
7° – São Bentinho;
8° – Cabaceiras;
9° – Itatuba;
10° – São José de Caiana;
11° – Tacima; 
12° – Nova Palmeira; 
13° – Condado; 
14° – Imaculada; 
15° – Piancó; 
16° – Nazarezinho; 
17° – Aparecida;
18° – Santa Cruz;
19° – Mulungu; 
20° – São Domingos; 
21° – Serra Grande;
22° – Taperoá; 
23° – Teixeira; 
24° – Pilar; 
25° – Nova Olinda.

Clique AQUI e confira a lista completa!

Leia também:

VÍDEO! Júnior Araújo diz que Bosco Filho pode concorrer à Prefeitura de São Francisco. “Está sendo estimulado”

IEL inicia inscrições do processo seletivo para estágio na CAGEPA; bolsas mensais variam de R$ 900 a R$ 1.000

VÍDEO! Biotrash comemora 15 anos e celebra expansão em coleta e incineração de lixo hospitalar para o estado do Maranhão