Operação investiga fraudes em jogos do Sousa, Nacional de Patos e Auto Esporte no Campeonato Paraibano

Uma Força-Tarefa liderada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) investiga a suspeita de fraudes em jogos do Campeonato Paraibano de Futebol em 2023. Nesta terça-feira (28), o órgão cumpriu mandados de busca e apreensão em Campina Grande e mais cinco estados brasileiros com o intuito de apurar a prática de condutas ilícitas que podem configurar organização criminosa para fraudar resultados de partidas de futebol (crimes previstos na Lei nº 12.850/13 e nos arts. 198 e 199 da Lei Geral do Esporte).

Na Paraíba, são investigados os jogos entre Nacional e Auto Esporte e Sousa e Auto Esporte, todos pelo Campeonato Paraibano e realizados entre janeiro e fevereiro deste ano.

Ao site G1PB, o Sousa Esporte Clube explicou que não foi notificado e está tranquilo porque não compactua com essa prática e estará à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento.

Ainda estão em investigação possíveis fraudes nos resultados das seguintes partidas:

  • Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022;

  • Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022;

  • Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022;

  • Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023;

  • Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023.

Leia mais: VÍDEO! João Estrela garante união da oposição em Sousa com Gilberto Sarmento, André Gadelha e Lana Dantas

A ação policial é um desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023, respectivamente, e que resultaram, até o momento, no oferecimento de 3 denúncias recebidas pelo Poder Judiciário, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

O MPGO investiga condutas em que grupo criminoso visava aliciar jogadores profissionais com oferta de valores financeiros elevados para realização de eventos como punição com cartão amarelo, vermelho, cometimento de pênalti ou placar parcial na partida, o que viabilizava aos seus integrantes obter lucros em sites de apostas esportivas.

Leia também:

VÍDEO! Zé Célio revela que aceitou convite para compor chapa com Hélder Carvalho em 2024

VÍDEO! Após reforma, INSS em Sousa retoma atendimentos na agência própria nesta segunda-feira

Governo Lula anuncia construção de 300 unidades habitacionais do Minha Casa; Minha Vida em Sousa, Sertão da PB

MaisPB e G1PB