Câmara Criminal do TJPB mantém condenação do prefeito de Sousa por espancamento contra Myriam Gadelha

Por unanimidade, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou provimento à Apelação Criminal nº 0001418-26.2019.8.15.2002, movida em favor do atual prefeito do Município de Sousa, Sertão paraibano. Fábio Tyrone Braga de Oliveira (PSB) foi condenado a uma pena de um ano e quatro meses, em regime aberto, por ter espancado a ex-namorada e advogada Myriam Benevides Gadelha, em 2018. A relatoria do recurso é o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, e o processo em primeiro grau de jurisdição tramita no Juizado de Violência Doméstica da Comarca de João Pessoa.

Em seu voto, o relator ainda negou as preliminares apresentadas pela defesa de alegação de incompetência jurisdicional; competência de vara especializada e nulidade por ausência de decisão de admissão da assistência de acusação. Durante a sessão de julgamento que aconteceu na manhã desta terça-feira (9), Márcio Murilo excluiu uma indenização no valor de R$ 15 mil, como reparação à vítima. Ainda votaram os desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides (presidente da Câmara Criminal) e Fred Coutinho.

“Caracterizada a situação de fragilidade da vítima, enquanto mulher, e tendo sofrido violência, o processo, o julgamento e a execução deverão ocorrer nos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, órgãos da Justiça Ordinária com competência cível e criminal, conforme determinado no art. 14/2009”, afirmou o relator. A respeito da pena-base, Márcio Murilo disse que foi “fundamentada idoneamente”.

Leia mais: Tribunal de Justiça acata denúncia criminal contra Fábio Tyrone por empregar contratados na Prefeitura de Sousa

Ainda em seu voto, o magistrado destacou: “Estando devidamente demonstradas a materialidade e a autoria delitivas, não há que se falar em absolvição, sobretudo quando as declarações prestadas pela vítima, corroboradas por laudo pericial e depoimento testemunhal, apontam a prática do crime pelo acusado, situação que impõe a manutenção da condenação”.

Desta forma, o relator finalizou: “Ante o exposto, nego provimento ao recurso da assistente de acusação e dou provimento parcial ao apelo do réu, para excluir a condenação ao pagamento de indenização a título de reparação civil, mantendo-se a sentença nos demais termos”.

O prefeito de Sousa está incurso na pena do artigo 129, parágrafo 9º, do Código Penal, combinado com artigo 5º, inciso III, da Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha.

Sessão da Câmara Criminal do TJPB

O advogado Lafayette Gadelha, irmão de Myriam, disse que além do caso contra sua irmã, Fábio Tyrone responde processo por ter batido em sua ex-esposa, a promotora de justiça Ângela Cruz, envolvimentos em uma confusão com um hóspede na Praia de Canoa Quebrada, no estado do Ceará, e com uma mulher no interior de um bar no Distrito Federal, este último em 2021.

Leia também:

VÍDEO! Lula é apreciador do caldo de mocotó e da buchada do Zelão, revela empresária da região de Sousa, Sertão da PB

Blogueira é presa em Sousa, Sertão da PB, por não se recolher para cumprimento de pena em presídio feminino

TJPB julga recurso que pede aumento de pena para Fábio Tyrone, condenado por violência contra Myriam Gadelha

Com informações de TJPB