VÍDEO e FOTOS! API INOVA debate a rentabilização de sites e o futuro do rádio no Sertão da Paraíba

A primeira edição do API Inova foi um sucesso. Realizada na sede da OAB de Cajazeiras, na noite da última sexta-feira (29), reuniu profissionais da imprensa de várias cidades do Sertão paraibano para discutir o Novo Rádio e a melhor forma de publicar, manter e rentabilizar sites de notícias e blogs. O evento faz parte das comemorações dos 90 anos da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB).

Assista ao vídeo da TVDS:

O evento foi aberto pelo presidente da entidade, o jornalista Marcos Wéric, que destacou a importância de aproximar a instituição dos profissionais do interior do estado com apoio e conhecimento.

“Foi uma cobrança que recebemos da categoria e que encontrou abrigo na nossa carta-programa. Estamos começando por Cajazeiras, mas vamos percorrer todas as regiões do Estado”, afirmou.

O diretor de assuntos políticos da API-PB, Petson Santos, classificou o evento como muito produtivo para a categoria e uma forma de fortalecimento da entidade na região. Ele agradeceu o apoio do diretor de base de Cajazeiras, radialista Jarismar Pereira.

O engenheiro de software, João Gabriel, palestrou sobre as melhores formas de publicar, manter e rentabilizar os sites de notícias e blogs. João explicou que não traria fórmula pronta, mas apontou dicas e informações pertinentes para posicionar bem qualquer portal de notícias e/ou blog.

A mesa redonda com “Os meninos do Sertão” – Gutemberg Cardoso, Josival Pereira e Ruy Dantas – foi mediada pelo jornalista Heron Cid, que destacou a importância de se discutir a forma de fazer rádio diante da integração com as novas tecnologias. Ele citou como exemplo o programa que mantém através do Portal Mais PB, que compreende uma rede com 25 emissoras, sem a necessidade de estar atrelado a um grande sistema de comunicação.

Gutemberg Cardoso falou do desafio de deixar o Sertão para encarar um programa na Capital no maior sistema de comunicação do Estado e destacou que eles levaram um novo formato de fazer rádio para a Capital, que caiu no gosto popular. Ele também reforçou a necessidade dos profissionais de se adequarem às novas tecnologias.

Josival Pereira trouxe números da última pesquisa Kantar IBope sobre o consumo do rádio no Brasil. De acordo com ele, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira. Ele também destacou o tempo diário que cada ouvinte passa, em média ouvindo rádio que é , de 3h58 minutos por dia e que 7,4 milhões de brasileiros ouvem o rádio pela internet. Josival chamou a atenção que hoje existes várias possibilidades para se ouvir o rádio, inclusive na televisão.

“Isso é bom, mas precisamos voltar a ter uma preocupação maior com o conteúdo. Não podemos ser pautados pelas redes sociais”, exclamou.

O sousense Ruy Dantas ressaltou a felicidade de reencontrar velhos amigos do rádio da região e falou da versatilidade que tem o rádio para ser consumido, pois pode ser ouvido enquanto se desenvolve outras atividades. Sobre o novo rádio, ele acredita que as novas ferramentas são benéficas ao veículo, pois abre um leque de possibilidades para o consumo, para veiculação e para publicidade.Leia mais: API celebra 90 anos com capacitação, nova identidade visual e clube de benefícios para associados

Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de interagir com perguntas e observações e a mesa redonda acabou sendo finalizada com um debate super produtivo para a categoria.

Diretor da API, Marcos Wéric e os palestrantes: Gutemberg Cardoso, Heron Cid, Josival Pereira, João Gabriel e Ruy Dantas foram homenageados ao final do evento pelo diretor de assuntos políticos da API, radialista e empresário, Petson Santos.

O API Inova teve apoio da OAB, Barroso Estofados, Gravata Flat Hotel, do Dj Antônio e da Associação Cajazeirense de Imprensa.

Leia também:

Escolhidos os novos representantes do Conselho Tutelar de Sousa-PB; confira os eleitos neste domingo

VÍDEO! Mulheres vítimas de grave acidente perto da OAB seguem hospitalizadas em Sousa, Sertão da PB

Hospital HELP dá início às cirurgias eletivas pelo SUS. “Qualidade para todos”, afirma diretor

Diário do Sertão