Associação Paraibana de Imprensa celebra 90 anos com capacitação, nova identidade visual e clube de benefícios para associados

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) completa 90 anos nesta quinta-feira (7) e prepara uma série de atividades para celebrar a data. A entidade, que representa os profissionais de imprensa do estado, foi fundada em 1933 e tem uma história de lutas e conquistas pela liberdade de expressão e pela valorização da categoria.

O presidente da entidade, jornalista Marcos Wéric, falou sobre o significado de estar à frente da associação neste momento histórico.

“É uma honra muito grande ser presidente da API porque por aqui já passaram os principais nomes do Jornalismo e da Imprensa paraibana. Então, colocar meu nome nessa galeria, sem dúvida nenhuma, é uma honra e uma responsabilidade também muito grande estar nesse momento como presidente da API. Principalmente por que estamos vivendo um momento de transformação muito grande da nossa profissão, da nossa categoria”, disse.

Ele também destacou os desafios que a API-PB enfrenta para se adaptar à nova era tecnológica e se tornar mais contemporânea.

“Foi com essa proposta que a gente foi eleito, para fazer uma renovação na nossa entidade, que completa 90 anos e tem muita tradição. O grande desafio é manter essa tradição e botar os pés da API no futuro. Então a gente tem feito algumas ações para que a gente possa alcançar esse objetivo”, afirmou.

Entre as ações previstas para o mês de setembro, estão o lançamento da nova identidade visual da API-PB, que busca refletir o novo tempo e atrair a juventude e os novos profissionais de imprensa; a inauguração da galeria de ex-presidentes, que resgata a história e o legado dos que já dirigiram a associação; a realização de um grande evento em Cajazeiras, que visa integrar os comunicadores do Sertão; e a formalização de uma parceria com o SEBRAE, que visa promover a capacitação dos profissionais de imprensa, especialmente na área do jornalismo digital e do empreendedorismo.

Além disso, a API-PB vai lançar o seu Clube de Benefícios, que vai reunir empresas de todo o estado que vão conceder descontos para os associados. Segundo Marcos Wéric, já há mais de 20 contratos assinados com empresas de diversos ramos, como salão de beleza, barbearia, academia, escola, escola de idiomas, lanchonetes e restaurantes.

O presidente Marcos Wéric ressaltou que a API-PB vem se modernizando e se adaptando aos novos tempos, tanto na sua comunicação quanto na sua atuação social e cultural.

“O principal avanço da nossa categoria nos últimos anos foi a gente conseguir dar início a essa transição. Tirar a Associação Paraibana de Imprensa do analógico para o digital. Então, a gente promoveu uma requalificação do nosso site, das nossas redes sociais, da nossa carteirinha. Hoje é uma nova carteirinha com uma nova identidade visual já, com um novo material”, disse.

Ele também destacou que a API-PB voltou a participar de discussões importantes para a sociedade, como a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, onde fica a sede da entidade.

“A API fundou o Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa, que vem conseguindo grandes vitórias, atuando no diálogo com as autoridades de diversos setores e conseguindo algumas vitórias para revitalização dos Centro Histórico de João Pessoa, principalmente nós que estamos inseridos aqui no Centro Histórico. Então, é um resgate do papel social da API, que vai muito além defender as prerrogativas dos profissionais de imprensa”, afirmou.

Marcos Weric, presidente da API-PB

Wéric também falou sobre as ações que a API-PB desenvolveu para melhorar a autoestima da categoria, que vem passando por momentos de dificuldade. Ele citou a reformulação do bloco Imprensados, que dialoga com a cultura popular e faz uma grande festa no Carnaval.

“Essa reformulação do bloco desse ponto de vista cultural também é um grande avanço”, disse.

Outro ponto positivo mencionado pelo presidente da API-PB foi a manutenção do convênio com o Sesc, que oferece descontos em diversos serviços e benefícios para os associados da entidade.

“O Sesc encerrou todos os convênios que tinha com outras categorias e entidades e manteve o nosso. Esse convênio concede a todos os associados da API que estão adimplentes descontos em todos os benefícios que todos os associados do Sesc, do sistema S tem na Paraíba. O associado da API também tem, ou seja, no ponto de vista de lazer, de saúde, de Educação, de Cultura, tem acesso a todos os benefícios que o associado do SESC”, explicou.

História

A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) é uma entidade que representa os profissionais de imprensa da Paraíba desde 1933, quando foi fundada por um grupo de jornalistas liderados por João Ribeiro Coutinho, na sede do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. O primeiro presidente de honra foi o ministro José Américo de Almeida, que mais tarde se tornaria governador e senador. A API-PB tem como princípio fundamental a plena liberdade de imprensa e como fins a orientação, a defesa, a assistência social e cultural e a união dos jornalistas e seus demais associados em todas as áreas de atividade profissional.

A associação sempre teve uma participação significativa nos acontecimentos sociais, políticos e culturais da Paraíba, como na organização das Ligas Camponesas nos anos 1960, que defendiam os direitos dos trabalhadores rurais. A entidade também tem um papel importante na formação e capacitação dos profissionais de imprensa, bem como na promoção de parcerias e benefícios para a categoria.

Sede da API-PB em João Pessoa

A API-PB funciona desde 1954 em um prédio cedido pelo ex-presidente José Leal, na Rua Visconde de Pelotas, no Centro de João Pessoa. A associação conta atualmente com cerca de 3,5 mil associados.

Ao longo de seus 90 anos de existência, a API-PB foi presidida por diversos nomes ilustres do jornalismo paraibano, como Samuel Duarte, Orris Barbosa, Rocha Barreto, José Leal, Adalberto Barreto, José Souto, Gonzaga Rodrigues, Severino Ramos, Carlos Aranha, Nonato Guedes, Agnaldo Almeida, Walter Santos, Rubéns Nóbrega, Nonato Bandeira, Antonio Costa, José Euflávio, João Pinto e Marcela Sitonio. O atual presidente é o jornalista Marcos Weric.

Leia também:

Após protestar por queda de recursos, prefeito de Sousa quer criar três novas secretarias para acomodar aliados

Justiça condena TIM a pagar mais de R$ 5 mil por danos morais e materiais à famosa influencer digital do Sertão da Paraíba

VÍDEO! A volta de José Célio de Figueiredo ao Hospital Regional de Sousa, Sertão da PB

API