Hospital HELP realiza primeira cirurgia pelo SUS; técnica adotada permite recuperação mais rápida

No campo da medicina, algumas conquistas históricas marcaram o início de uma nova era de possibilidades e avanços. Entre elas, a primeira cirurgia é um marco inesquecível. Nesta quarta-feira, 31 de maio, foi realizada a primeira cirurgia no HELP – Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa, em Campina Grande, interior da Paraíba.

A paciente de 10 anos de idade é oriunda de Aroeiras e foi diagnosticada com pneumonia e empiema pleural esquerdo, uma infecção pleural delicada que pode levar a complicações graves, comprometendo a função pulmonar e até mesmo colocando a vida do paciente em risco.

A cirurgia foi coordenada pelo cirurgião torácico Geraldo Medeiros e a técnica adotada permite uma recuperação mais rápida e menos desconforto para o paciente.

“Nós estamos vivendo um momento histórico aqui no HELP, a primeira cirurgia realizada neste Centro cirúrgico. Isso mostra a importância dessa estrutura hospitalar para toda a comunidade da Paraíba e do norte e nordeste, em que os usuários do SUS terão acesso a um novo equipamento hospitalar, com o que há de mais moderno em equipamentos”, pontuou o médico Geraldo Medeiros.

Leia mais: VÍDEO! SAMU e Corpo de Bombeiros explicam detalhes da tragédia que matou quatro pessoas de uma mesma família

Com uma equipe médica altamente qualificada e equipamentos modernos disponíveis no HELP, a cirurgia foi bem sucedida e a paciente está bem. O procedimento levou cerca de 35 minutos.

A primeira cirurgia realizada no HELP, através do SUS, é um marco histórico, representando o compromisso contínuo da instituição em fornecer cuidados de saúde de qualidade e promover avanços na medicina.

Desde o dia 15 de maio, o HELP iniciou os atendimentos de internação na área de pediatria, ofertando seis leitos de enfermaria e cinco leitos de UTI pediátrica. O hospital está funcionando focado no atendimento pediátrico, e nessa primeira fase apenas pacientes SUS. Na próxima semana, daremos início às atividades do Pronto Atendimento privado de pediatria. As demais fases do hospital terão início de funcionamento gradualmente.

Leia também:

Bebê de três meses morre de Covid-19 em Sousa; pais contestam e Hospital Regional explica o caso

Passagens aéreas partindo de Cajazeiras custarão a partir de R$ 231; confira roteiros e demais valores

Governo do Estado nomeia sousense para direção de hospital da capital e faz mudanças em direções do HRS