VÍDEOS! Governo do Estado entrega equipamentos ao HRS e ex-secretário comenta sobre polêmica do tomógrafo

O governador João Azevêdo (PSB) esteve, nesta sexta-feira (13) no município de Sousa, Sertão paraibano, ocasião em que entregou um sistema de videolaparoscopia e a implantação do serviço de tomografia no Hospital Regional (HRS).

O chefe do Poder Executivo estadual evidenciou a qualificação dos serviços proporcionados pela gestão estadual.

“São avanços significativos porque fortalece o serviço de saúde e estamos fazendo isso nas mais diversas regiões, criando uma verdadeira rede de equipamentos capaz de realizar exames dos mais simples aos mais sofisticados. Nós também promovemos um marco na cirurgia com a videolaparoscopia, que permite procedimentos menos invasivos, o que coloca a saúde do estado em um novo patamar”, disse João.

A secretária de Saúde destacou a importância dos equipamentos entregues e que novos anúncios virão para Sousa.

“Esse é um diferencial para a terceira macrorregião de Saúde que recebeu equipamento para fazer cirurgia por vídeo, um serviço que só se ofertava na rede privada e hoje é uma realidade no nosso sistema de saúde. Além disso, estamos lançando o projeto da nova sede da Secretaria de Saúde do estado, bem como novos anúncios que serão feitos pelo governador no Orçamento Democrático”, comentou a secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega.

Leia mais: Nani Azevedo é uma das atrações da festa de 28 anos de emancipação política de Marizópolis, Sertão da PB

Já o ex-secretário Geraldo Medeiros destacou que os aparelhos terão uma grande importância para a população de Sousa. Segundo ele, os usuários do SUS que moram na região não terão que se deslocar para lugares distantes ou desembolsar valores com exames em clínicas particulares.

Questionado sobre a polêmica que envolveu o tomógrafo na semana passada, principalmente na Câmara Municipal quando vereadores teceram críticas pelo fato do equipamento ser usado, o ex-gestor lamentou os comentários.

“Essa é uma discussão que revela o desconhecimento técnico do que é que representa um aparelho de tomografia. Se nós temos um tomógrafo que foi removido do Hospital Humberto Lucena de João Pessoa, foi feita toda uma revisão, está com o estado de conservação normal, tem contrato de manutenção preventiva e corretiva já assinado, então isso funciona como um tomógrafo novo, não há motivo para prejudicar a população”, explicou.

Assista ao vídeo:

As críticas ao aparelho foram repercutidas com mais veemência por vereadores na sessão da última terça-feira (10). A maioria dos parlamentares chegou a prestar apoio ao diretor do Hospital Regional, o médico Gilberto Gomes Sarmento, que segundo eles, teria procurado a imprensa e alguns vereadores para informar sobre o estado de uso do tomógrafo.

Durante a sessão os seguintes vereadores se pronunciaram acerca do assunto: Radamés Estrela, Alan de Bastos, Denis Formiga, Aldeone Abrantes, Novinho de Carlão, Koloral Júnior, Ananias Vieira, Bruna Veras, Roberto Freire, Eugênio Rodrigues e Diógenes Ferreira.

Assista ao vídeo:

O presidente da Câmara, Radamés Estrela (PDT), chegou a apresentar um requerimento solicitando informações à Secretaria de Saúde sobre o motivo da instalação de um aparelho usado Hospital Regional de Sousa.

“Havia um compromisso anteriormente anunciado que seria instalado um aparelho de tomógrafo novo no Hospital Regional de Sousa, no entanto, está para ser instalado um aparelho usado, o que nos deixou bastante preocupados. Assim, entendendo, pedimos que nos sejam informados os motivos dessa inesperada troca”, diz a justificativa do requerimento aprovado à unanimidade.

Requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Sousa

Leia também:

João Azevêdo inspeciona obras em Aparecida e entrega equipamentos da agricultura familiar em São Gonçalo e Jatobá

Governador visita obras de reforma da Escola Júlia Maria em Marizópolis; investimento é de R$ 400 mil

VÍDEO! Leonardo Gadelha comemora aprovação do anteprojeto de 3ª Entrância da comarca de Sousa, Sertão da PB