Dalton Gadelha apresenta detalhamento do Hospital HELP na Câmara de Campina Grande

A Câmara Municipal de Campina Grande recebeu, nesta semana em sessão ordinária, o chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, que apresentou o detalhamento do novo hospital de Campina Grande, HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa).

A  Casa Legislativa Félix Araújo recepcionou com muita alegria todas as informações e novidades sobre o hospital, partindo em seguida, em comitiva, para uma visita in loco das instalações.

Construído no bairro das Malvinas, ao lado do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, o HELP terá 23.000 m² de área, 400 leitos, além de um moderno centro de diagnóstico, três UTIs (adulto, infantil e neonatal), pronto atendimento adulto e pediátrico e centro de oncologia com equipamentos de última geração. O hospital também contará com um grande centro de treinamento médico e um núcleo de pesquisa de ponta, com participação de parceiros nacionais e internacionais.

Dr. Dalton, vereadores e convidados

O Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) foi concebido para revolucionar a saúde da Paraíba e tornar-se referência no ensino médico, além de oferecer atendimento humanizado e de qualidade para toda a população.

O chanceler da Unifacisa e idealizador do projeto, Dalton Gadelha, destaca o empenho da instituição em conceber um projeto grandioso e único no País, favorecendo toda a saúde do Nordeste com o que há de mais moderno em equipamentos e estrutura hospitalar.

“O HELP é um hospital que já nasce no futuro, com aparato tecnológico de primeira linha colocado à disposição da Paraíba e de todo o Nordeste”, disse Dalton.

Campina Grande ganhará um centro de excelência, que se tornará uma referência nas áreas de oncologia (cirurgia, radioterapia e quimioterapia), bem como nos transplantes de órgãos sólidos (principalmente hepático, renal e cardíaco) e reabilitação ortopédica (bloco de cirurgia ortopédica e centro de reabilitação).

Leia mais: VÍDEO! Cabo da PM é morto com 12 tiros de pistola disparados por colega policial em Cajazeiras

Dalton Gadelha ainda asseverou que o sonho deste hospital foi viabilizado pela ação da Casa Fêlix Araújo, uma vez que foi o ex-vereador Peron Japiassu, que apresentou a propositura para tornar a Fundação Pedro Américo de utilidade pública em Campina Grande. Na ocasião presenteou o ex-vereador com uma placa de agradecimento por todo apoio ao desenvolvimento do projeto da Fundação.

Peron agradeceu o reconhecimento, destacando a coragem do empresário e ousadia em inovar pela cidade.

“Gostaria de agradecer pela homenagem, agradecer ao Dr. Dalton por ter saído de Sousa e adotar Campina Grande e a Paraíba para seus projetos. Dalton é uma pessoa de referência não só para a cidade, mas para o Brasil! A sua ousadia, seja na educação, esporte e agora com o HELP, não resta dúvidas de sua capacidade e sua atitude tomada em outrora” Destacou.

“Foi o primeiro e grande passo que nós obtivemos para nossa trajetória chegar onde hoje chegou, o HELP e toda estrutura da Fundação Pedro Américo. Eu não podia deixar de homenagear o vereador Peron Japiassu e essa Casa que foi a grande responsável pelos caminhos que nós percorremos.”

Visita às instalações do HELP

Atualmente a instituição possui o CEBAS, a certificação de filantropia pelo Ministério da Saúde que colocou a Fundação Pedro Américo e o HELP no mesmo patamar do respeitado hospital da FAP, Napoleão Laureano, Hospital do Recife, Sírio Libanés, e tem como compromisso atender no mínimo 60% de filantropia e sus, e apenas 40% (no máximo) de atendimentos particulares e convênios.

Dalton Gadelha, asseverou que os atendimentos do novo hospital HELP já estão acontecendo há dois anos e oito meses, com 23 consultórios, mais de 30 especialidades, um centro de cirurgia ambulatoriais, e a participação dos nossos professores e alunos.

Embora a estrutura total esteja prevista para fevereiro de 2023, a primeira especialidade incluída aos atendimentos será a de pediatria, que é uma lacuna imensa em nossa região. Gradativamente serão ativadas as demais modalidades, tais como cardiologia, ginecologia, reumatologia entre outras, de forma que até o meio do ano o hospital estará funcionando 100%, garantiu o Chanceler.

Dalton fez questão de garantir que a parceria que já existe entre a Secretaria de Saúde do Estado irá se fortalecer, mesmo após a inauguração do novo hospital, uma vez que a principal base de operações de internato, com 200 internos, e 3 residências médicas, totalizando 29 médicos residentes,  oriundos do curso de medicina da Unifacisa acontecem hoje dentro do Hospital de Trauma, e a parceria deverá continuar.

Leia também:

Pega o Guanabara e vem! MP recomenda passagens para idosos, estudantes, deficientes e portadores de câncer em todas as linhas

Aprovado projeto do Governo da Paraíba que isenta IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas

Vítima da Covid-19, morre aos 97 anos Nazaré Vieira, a primeira vereadora da região de Sousa

Veja Paraíba