VÍDEO! Lana Dantas critica saúde em Sousa e diz que gestão Tyrone é “só perfumaria; de péssima qualidade”

Nesta quinta-feira (28), data da última entrevista da série com os pré-candidatos a prefeito de Sousa, Sertão paraibano, realizadas pelo programa Cidade Notícia da Rádio Líder FM, a vereadora Lana Dantas (REDE) não aliviou nas críticas à gestão do seu ex-aliado, o prefeito Fábio Tyrone (PSB). O principal alvo foi a área da saúde, que ela classificou como “de péssima qualidade”.

A parlamentar começa acusando a gestão municipal de ser negligente com os pacientes oncológicos que precisam de vaga no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, que é a principal referência pública em tratamento de câncer na Paraíba. Segundo Lana, os pacientes recorrem a ela porque a Saúde Municipal falha no suporte à população.

“A gente não tira vaga, a gente não interfere na fila, e gente consegue mais vagas. A gente pede, expica a situação, tanto no Laureano, no São Vicente de Paula, no Trauma de Campina Grande, em todos os hospitais. Eu não conheço quase ninguém. E a gente fica pensando: por que a gente consegue e eles não? É questão de vontade, de empatia, de se posicionar no lugar daquela pessoa que está sofrendo e da família dela”, disse a pré-candidata.

Assista ao vídeo:

Leia mais: Violência: duas mulheres são assassinadas em Sousa e Marizópolis em menos de 24 horas

Dantas aponta também problemas ligados à má remuneração salarial dos profissionais de medicina e defasagem na reposição dos estoques de medicamentos da farmácia básica.

“Tem várias construções, mas não funcionam porque os médicos são péssimos, eles recebem péssimos pagamentos. Um médico em Sousa ganha cinco mil reais. Agora deve aumentar mais mil e quinhentos. Mas quando vem o desconto, volta pra cinco. Você vai na farmácia [Básica] e não encontra medicamento, nem os contínuos. Nem sei por que existe essa farmácia”, ironizou.

Fábio Tyrone (PSB), prefeito de Sousa-PB

A parlamentar também criticou a gestão Tyrone no que diz respeito à disparidade entre os reajustes salariais de categorias diversas. Segundo ela, enquanto um servidor público assalariado tem 6% de reajuste, outras categorias recebem cerca de 15%.

“Por que essa desigualdade? Você dá 15% ao comissionado e dá 7% ao gari, à cozinheira, à faxineira, à varredeira… por que essa discriminação? Eu sei que você estuda e se forma para ter um bom salário, mas na Prefeitura de Sousa isso não influi. Para mostrar ao povo que é uma gestão de qualidade, diz que faz, mas na verdade não faz. Você não vê o que realmente eles dizem que oferecem. É só propaganda, é só perfumaria. Se você sentar e analisar, é tudo mentira”, criticou.

Leia também:

Após grave acidente de moto, jovem sousense não resiste e morre em hospital de Campina Grande; família doa órgãos

VÍDEO! Dona Lúcia fala sobre o caldo de mocotó do Zelão em SBC, família, morte por Covid-19 e as origens no Sertão da PB

Eleições 2024: candidata à reeleição, prefeita de Uiraúna deixa MDB e se filia ao PSB

Diário do Sertão