VÍDEO! ST Gastro realiza cirurgia por videolaparoscopia em paciente idoso na cidade de Sousa, Sertão da PB

A equipe de médicos e técnicos da ST Gastro realizou na última semana em Sousa, Sertão da Paraíba, uma cirurgia de hérnia através do método tecnológico da videolaparoscopia em um paciente de 65 anos de idade. O procedimento foi considerado um sucesso, tanto que no dia seguinte, o idoso recebeu alta hospitalar.

Assista ao vídeo:

Casado, aposentado e pai de quatro filhos, o mestre de obras residente na cidade de São Domingos (região de Pombal), sofria constantemente com dores abdominais. Segundo uma das filhas, a dor já estava radiando para a perna direita e o primeiro diagnóstico feito em Pombal – com auxílio de exames – indicou a doença.

Após uma nova crise e avaliado posteriormente no Hospital Santa Terezinha em Sousa, veio a indicação do procedimento cirúrgico e a opção escolhida pela família foi pelo método da videolaparoscopia – forma minimamente invasiva ao corpo humano.

“A hérnia é uma falha na parede abdominal. A gente colocou uma tela. Dessa forma o paciente tem a menor chance da doença recidivar; da hérnia voltar, menor dor no pós-operatório. Uma cirurgia exsanguíneo, nós não usamos nem gazes na cirurgia”, explicou o médico João Bosco Filho.

O especialista no aparelho digestivo enfatizou também que além do material adequado, como pinças e torres geradoras de imagem, a videolaparoscopia exige profissionais bem treinados e capacitados na execução dos procedimentos.

Leia mais: VÍDEO! Júnior do Peixe critica prefeito de Marizópolis por falta de ações de governo e aposta no diálogo com Heron Cid

Bosco Filho falou ainda que o procedimento realizado por vídeo permite que entre duas ou três horas após a cirurgia, o paciente já pode se alimentar. Segundo ele, a pessoa passa a noite no hospital, no dia seguinte retorna para casa e em pouco tempo está liberado para as atividades habituais.

Além das cirurgias de hérnia, os profissionais da ST Gastro realizam procedimentos por videolaparoscopia em pacientes acometidos de problemas como vesícula, apêndice, histerectomia, colo, pâncreas e bariátrica.

“A gente consegue ter acesso a toda cavidade abdominal e as mais diversas cirurgias do aparelho digestivo a ST Gastro está habilitada a executar aqui no Hospital Santa Terezinha”, finalizou o médico.

A ST Gastro é formada pelos seguintes profissionais: João Bosco Filho, Malu Dantas, Jarismar Segundo, Gabriella Campos (médicos); Luciano (instrumentador); Aparecida (endoscopia); Danúbia e Mirley (secretárias).

Leia também:

Preso jovem de 18 anos acusado de matar mulher e jogar o corpo em uma calçada na cidade de Sousa

Tribunal de Justiça acata denúncia criminal contra Fábio Tyrone por empregar contratados na Prefeitura de Sousa

Hospital HELP realiza primeira cirurgia bariátrica. “Uma abordagem mais segura e precisa”