VÍDEO! Curso de Direito da UFCG/Sousa é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Paraíba; diretor recebeu homenagem

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou na última sexta-feira (06) uma cerimônia para entrega da Lei n° 12.195, de 10 de fevereiro de 2022, que torna o curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, Patrimônio Imaterial do Estado da Paraíba.

Na ocasião, o professor Jardel de Freitas Soares, diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus Sousa, foi agraciado com a medalha Padre Rolim – honraria concedida anualmente às personalidades que se destacam nas áreas educacional e religiosa no Estado.

Assista ao vídeo da UFCG/Sousa:

Tanto a autoria da Lei quanto a proposta da comenda foram feitas pelo deputado Júnior Araújo (PSB), que ressaltou que a homenagem foi dedicada a todos que ao longo dos 50 anos de existência do campus de Sousa e do curso de Direito,  deram uma vasta contribuição à Educação.

Entre as justificativas do projeto de lei, o deputado destacou a trajetória honrosa do CCJS.

“A história do CCJS está repleta de atuações sociais em defesa da educação, lutas para receber o merecido reconhecimento e investimento para o desenvolvimento das suas atividades, razões pelas quais, em associação, foram as responsáveis pela atual posição de destaque da instituição nas ciências jurídicas e sociais. Ademais, essa história de batalhas e honra deram frutos que atualmente se espalham em todo o país por meio dos profissionais formados nessa instituição, atuantes em diversos segmentos e que buscam tornar nossa sociedade melhor, contribuindo com seus conhecimentos”, detalhou.

Leia mais: VÍDEO! Diretora do Hospital Regional de Sousa confirma desmembramento do Materno Infantil

Grato pela homenagem, o professor Jardel ressaltou em seu discurso a trajetória dos profissionais anteriores a ele.

“É com muita alegria que recebo essa medalha Padre Rolim, o mestre dos mestres, que ensinou a Paraíba a ler. Se hoje estou aqui, sendo homenageado, é porque existiram tantos outros iguais ao Padre, que construíram todo o caminho para que eu pudesse ser agraciado”, comemorou.

A solenidade contou ainda com a presença do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do CCJS da UFCG, José Idemário Tavares de Oliveira; do coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Direito do CCJS da UFCG, Eduardo Jorge Pereira de Oliveira; o ex-deputado Jeová Vieira Campos (PT); entre outros representantes da comunidade acadêmica e autoridades legislativas.

Sobre o curso

O curso de Direito do CCJS tem 50 anos de existência. Foi criado em 1° de maio de 1971 pela Fundação Padre Ibiapina. Em 1979, foi integrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), constituindo o campus VI. Em 2002, em virtude do desmembramento da UFPB, passou a integrar o campus Sousa da UFCG.

Atualmente, o curso funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), com aproximadamente mil alunos matriculados. Anualmente, cerca de 170 novos bacharéis em Direito são formados pela UFCG.

Leia também:

VÍDEO! Preso homem que agrediu mulher e matou cachorro enforcado em Sousa, Sertão da Paraíba

Candidatura única: eleição da Associação de Mídia Digital será realizada neste sábado

Hospital Universitário de Cajazeiras-PB abre vagas para contratação de médicos com salários acima de R$ 10 mil

Com informações de Diário do Sertão