VÍDEO! José Normando Fernandes destaca seus 36 anos de carreira no Sertão: “me considero um juiz que segue a lei”

Nesta quarta-feira (20) o juiz José Normando Fernandes, da comarca de Sousa, Sertão paraibano, prestou entrevista exclusiva ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM, e fez um balanço de sua trajetória ao longo dos últimos 36 anos de serviços prestados ao Poder Judiciário. O magistrado falou da dedicação às causas judiciais, opinou sobre a participação de juízes na política e compartilhou casos marcantes durante audiências e julgamentos. Confira o vídeo no final desta matéria!

José Normando é natural de Uiraúna-PB e iniciou sua carreira como juiz substituto em 1987 na comarca de Santa Luzia. Pouco tempo depois foi transferido para a Sousa, onde permanece até o momento. Atualmente ele atua na 1ª e na 6ª Vara.  Desde então, o experiente magistrado vem exercendo sua função competência, ética e rigor, tendo atuado também nas varas de Execução Penal e Família por vários anos. Exerce ainda a presidência dos trabalhos no Tribunal do Júri.

Aos radialistas Levi Dantas e Leonardo Alves, o entrevistado relatou sobre os desafios de julgar casos complexos envolvendo crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas, estupro e corrupção.

“É uma responsabilidade muito grande julgar o ser humano mediante sua liberdade. Temos que analisar as provas, as circunstâncias, os antecedentes, os motivos e as consequências de cada ato. Temos que aplicar a lei com equilíbrio e sensatez, buscando sempre a justiça e a paz social”, disse o juiz.

Leia mais: Estado da Paraíba é condenado a pagar indenização de R$ 70 mil por erro médico no Hospital Regional de Sousa, Sertão da PB

Ao responder sobre ser classificado como juiz “linha dura” ou moderado no julgamento dos processos, José Normando  explicou que não se trata de ser severo ou benevolente, mas sim de ser coerente com os princípios do direito e da cidadania.

“Não me considero um juiz linha dura ou mole. Me considero um juiz que segue a lei e a constituição. Não tenho medo nem receio de tomar decisões que possam desagradar a alguns ou agradar a outros. O que me importa é fazer o meu trabalho com honestidade, imparcialidade e independência”, assegurou.

Assista ao vídeo:

Ao final da entrevista, o julgador agradeceu o convite da emissora e disse que se sentia honrado em poder compartilhar um pouco de sua história com os ouvintes e internautas de Sousa e região. Em suas considerações finais, Ele também deixou uma mensagem de otimismo e esperança para a população de Sousa.

“Quero dizer aos sousenses que tenham fé em Deus, que confiem na justiça e que sejam solidários uns com os outros. Nós estamos vivendo um momento difícil, mas vamos superar essa crise com união, trabalho e respeito. Sousa é uma cidade forte, acolhedora e progressista, que tem um povo trabalhador, honesto e generoso. Eu me sinto orgulhoso de fazer parte dessa comunidade e de contribuir para o seu desenvolvimento”, concluiu.

Levi Dantas, José Normando e Leonardo Alves

Além de responder as perguntas dos apresentadores do programa, o juiz José Normando ouviu os depoimentos de ouvintes e internautas; autoridades do meio jurídico; colegas de trabalho; e da sua esposa. Ao vivo, foram contabilizadas pela produção do Cidade Notícia, as ligações do promotor de justiça Manoel Pereira de Alencar; dos advogados Ozael da Costa Fernandes, Osmando Formiga Ney e João Marques Estrela; do servidor da justiça Idário Fernandes; e da sua esposa, a bioquímica e empresária Aparecida de Melo Fernandes.

Leia também:

VÍDEO! API INOVA reúne “Os Meninos do Sertão” em Cajazeiras para comemorar os 90 anos da entidade

Dentro da cela: presidiária do Sertão da Paraíba é acusada vender fotos e vídeos íntimos para sites adultos

Prefeitura de Sousa é condenada a pagar R$ 7 mil por danos causados à vítima de acidente em rua sem sinalização

Texto: Blog do Paulo Pereira