Prefeito de Santa Cruz vira réu em ação que apura crimes de falsificação de nota de empenho e desvio de dinheiro

Em Sessão Virtual, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) recebeu denúncia contra o prefeito de Santa Cruz, Sertão paraibano. Paulo César Ferreira Batista (PSB) é acusado de ter falsificado nota de empenho, desviando dinheiro público em proveito de terceira pessoa, no ano de 2020. Além disso, nos exercícios de 2018, 2020 e 2021, admitiu servidores públicos contra expressa disposição de lei.

Conforme a denúncia, o prefeito emitiu nota de empenho, a pretexto de pagamento por serviços extraordinários a cargo do gabinete do prefeito, que teriam sido prestados por Kalidiane Simone Miranda de Oliveira, e efetuou a transferência de R$ 2 mil para uma conta bancária na Caixa Econômica Federal, sem que o serviço tenha sido prestado. A pessoa supostamente beneficiada, que mora no Rio Grande do Norte, disse que nunca esteve na Prefeitura de Santa Cruz, não prestou nenhum serviço e nem conhece Paulo César.

Em sua defesa, o gestor pugnou pela rejeição da denúncia por ausência de justa causa e dolo para a ação penal. Alega que não há provas acerca do suposto desvio de verba pública. Quanto às contratações irregulares, aduziu que as mesmas teriam sido realizadas em consonância com as normas existentes.

Leia mais: VÍDEO! Idoso é preso por abuso sexual contra passageira de ônibus no Sertão; suspeito foi liberado após audiência

O relator do processo nº 0802517-82.2022.8.15.0000, juiz convocado Sivanildo Torres, entendeu que a denúncia deve ser recebida, dando ao Ministério Público a oportunidade de provar o alegado, e, ao denunciado, o direito amplo de defesa e do contraditório.

“Se há indícios materiais da existência de crime, em tese, a ser apurado, impõe-se o recebimento da denúncia, cabendo ao colegiado a decisão final, após regular instrução, acerca da procedência ou não das acusações intentadas, até porque, neste momento processual, há apenas um juízo perfunctório, de prelibação, prevalece o princípio in dubio pro societate em detrimento do in dubio pro reo”, pontuou.

Da decisão cabe recurso.

Clique AQUI e confira a íntegra do Acórdão do TJPB!

Leia também:

Senadores da Paraíba gastaram quase R$ 400 mil com passagens e combustíveis entre janeiro e agosto deste ano

Ação policial apreende em Sousa, Sertão da PB, cerca de 20 quilos de droga transportada para o Rio Grande do Norte

Lei da Prefeitura de Sousa que prevê contratação de bombeiro civil é inconstitucional, declara TJPB

TJPB