Lei da Prefeitura de Sousa que prevê contratação de bombeiro civil é inconstitucional, declara TJPB

Em sessão virtual, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarou a inconstitucionalidade da Lei nº 2.836/2019, do município de Sousa, Sertão paraibano, que dispõe sobre a obrigatoriedade de contratação de bombeiro civil e manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros nos estabelecimentos privados.

A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 0816000-19.2021.8.15.0000, proposta pelo Ministério Público estadual.

Leia mais: VÍDEO! Em Sousa: governador defende reaproximação entre Tyrone e Estrela. “Eles precisam chegar a um denominador comum”

A relatora do processo, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou em seu voto, que nos termos do artigo 22, inciso I, da Constituição Federal, é da União a competência privativa para legislar sobre Direito do Trabalho.

“Em análise dos preceitos da Lei Municipal acima transcrita, constata-se ingerência na organização interna de estabelecimentos públicos e privados, acarretando obrigatoriedade de contratação de pessoas para o desempenho de funções que especifica, numa clara invasão da competência legislativa exclusiva, que a Constituição Federal reserva à União”, frisou a relatora.

Clique AQUI e leia a íntegra do Acórdão do TJPB!

Leia também:

Sousa Esporte Clube vence no Marizão e avança às oitavas de final do Brasileirão da Série D

PSB Mulher pede expulsão de Fábio Tyrone após condenação por agressão a Myriam Gadelha

VÍDEO! João Neto desafia Júlio César a enfrentá-lo nas urnas em 2024. “Saia de dentro de seu enclausuramento”

Ascom/TJPB