Luto em Sousa, Sertão da PB: ex-vereador e professora morrem devido a complicações de saúde

O ex-vereador Afonso Marques de Sousa, de 61 anos e a professora Maria de Fátima Alves Rodrigues, de 66 anos, morreram nesta terça-feira (19) vítimas de problemas de saúde. Pelas redes sociais e pela imprensa, familiares e amigos lamentaram as perdas dos notáveis sousenses.

De acordo com membros das duas famílias, Afonso Marques faleceu às 23h30 e estava internado no Hospital Regional de Sousa se tratando de varizes no intestino, enquanto Fátima Rodrigues morreu às 14h no Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa, onde se tratava de um câncer no estômago.

O corpo do ex-vereador está sendo velado no Cemitério Parque Jardim da Paz, localizado no bairro Jardim Brasília. Nesta quarta (20) às 14h será celebrada missa de corpo presente; às 15h o cortejo segue para a Câmara de Vereadores e em seguida para a rádio Progresso FM, emissora que trabalhou como diretor. O sepultamento está previsto para às 17h no Cemitério São João Batista.

Leia mais: VÍDEO! Padre Severino Elias toma posse no Santuário Bom Jesus em Sousa, Sertão da PB. “Vamos caminhar juntos”

As últimas homenagens à professora estão sendo prestadas na Central de Velório Santa Paz, localizada na rua Carlos Pires, bairro São José. O sepultamento está previsto para as 16h30 desta quarta-feira (20) no Cemitério São João Batista.

Afonso (esquerda) e mais quatro irmãos

Afonso Marques de Sousa exerceu mandato de 1989 a 1992. Solteiro, ele é um dos 12 filhos do empresário Zuca Gordo (falecido), patriarca da tradicional família Marques, os “Gordos”, como é conhecida. Um dos irmãos de Afonso é o vereador Jucélio Marques (PTB). Outro parente próximo é o também vereador Carlos Henrique Marques (Novinho de Carlão), presidente da Câmara de Sousa.

Novinho de Carlão e Afonso Marques

“Estou profundamente triste, talvez não só eu, mas toda a cidade de Sousa. Meu tio deu seu contributo como vereador em 1988, sendo o primeiro representante da nossa ‘Família Marques de Zuca Gordo’, onde fez grandes amigos e até hoje compartilham histórias da sua convivência. Afonso era simples, justo, manso, bondoso e Família , eu via meu pai, nele”, destacou Novinho em postagem nas redes sociais.

Sugestão para a Constituição

Em outubro do ano passado, o ex-vereador foi destaque em uma reportagem da TV Paraíba, afiliada da Rede Globo. Em 1987, uma carta dele foi escolhida, entre mais de 72 mil correspondências enviadas ao Congresso Nacional, com sugestões para criação da Constituição Federal em 1988. A ideia de Afonso Marques foi a criação de um Sistema de saúde pública. Na prática, o SUS.

Sindicalista atuante

A professora Fátima Rodrigues deixa sete irmãos e dois filhos: Thiago e Tathiane, residentes em João Pessoa. Um dos irmãos é Francisco Franco, presidente do Partido Verde (PV) em Sousa, emitiu nota de pesar pelas redes sociais.

“Sua partida deixa um vazio imensurável, mas também nos presenteia com lembranças preciosas de sua dedicação e generosidade. Fatinha não apenas ensinou em salas de aula, mas também ensinou com o exemplo, espalhando amor e compaixão por onde passava. Sua iniciativa de proporcionar aos alunos a experiência de ver o mar pela primeira vez é um testemunho do seu coração bondoso e do seu compromisso com o bem-estar dos outros”, diz trecho da publicação.

A vida de Fátima esteve dedicada à educação, pois sempre lutou pelos interesses da categoria. A docente integrava a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB).

Nota de pesar emitida pelo SINTEP-PB

Ao tomar conhecimento do fato, o sindicato reforçou, em nota, a dedicação e o compromisso de Fátima junto a categoria.

“Ela era nossa diretora da 10ª Regional. Muito atuante, comprometida com a luta da categoria e na defesa da valorização da carreira. Seu legado sempre será lembrado pelo compromisso que tinha com o ensino e a educação pública de qualidade. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortar o coração dos seus entes queridos”, afirma trecho da publicação nas redes sociais.

Leia também:

VÍDEO! Referência em energia solar, Ative atrai multinacional WEG para expansão de projetos no Sertão da Paraíba

Empresa de Sousa é primeiro lugar em arrecadação de ICMS na Paraíba; outras 10 aparecem entre os 100 maiores contribuintes

VÍDEO! Helder Carvalho espera apoio de Zenildo e nega que será a “sombra” de Tyrone. “Prefiro voltar pra roça”