Hospital HELP realiza a primeira cirurgia videolaparoscópica em paciente do SUS de apenas 3 anos de idade

O Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) realizou neste domingo (09) a primeira cirurgia videolaparoscópica – apendicectomia, mais drenagem de abscesso intracavitário – em uma criança de apenas três anos de idade, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor Geraldo Medeiros, o pequeno paciente do sexo masculino apresentava um quadro de apendicite com evolução tardia, complicada com um abcesso intracavitário abdominal.

Ao Blog do Levi ele explicou que “este tipo de cirurgia traz um beneficio muito grande ao paciente porque a dor no pós operatório é bem menor, e além disso, as complicações diminuem em função de serem realizadas com pequenas incisões que permitem a entrada da ótica para a visualização dentro da cavidade abdominal e pequenas incisões para uso dos instrumentais”. E acrescentou: “o doente SUS tendo acesso à tecnologia de ponta”.

O procedimento foi realizado pelo cirurgião infantil Ewerton Franco, pelo anestesista Raoni Lima e pelo instrumentador Irlan Lopes Barbosa.

Leia mais: Condenado pela Lei Maria da Penha, Fábio Tyrone poderá ser acionado pelo PSB por agressão a Myriam Gadelha

Desde o dia 15 de maio, o HELP iniciou os atendimentos de internação na área de pediatria, ofertando seis leitos de enfermaria e cinco leitos de UTI pediátrica. O hospital está funcionando focado no atendimento pediátrico, e nessa primeira fase apenas pacientes SUS.

No dia 31 de maio o HELP realizou a sua primeira cirurgia. A paciente de 10 anos de idade, oriunda da cidade de Aroeiras havia sido diagnosticada com pneumonia e empiema pleural esquerdo, uma infecção pleural delicada que pode levar a complicações graves, comprometendo a função pulmonar e até mesmo colocando a vida do paciente em risco.

Localizado na cidade de Campina Grande, o hospital foi inaugurado oficialmente no dia 27 de abril deste ano.

Leia também:

Sousa vence Nacional de Patos e assume liderança do Grupo 3 da Série D do Brasileirão

Governador entrega mercado público em Vieirópolis, asfalto em Aparecida e mais obras em três cidades da região de Sousa

João Azevêdo entrega 21 leitos no Hospital Regional de Sousa, visita Caravana da Rede Cuidar e anuncia novos investimentos