VÍDEO! Dalton Gadelha explica sobre o pangolim e os efeitos causados pelo novo coronavírus

Ao falar sobre a origem do novo coronavírus nesta sexta-feira (08) durante o programa Cidade Notícia, da Rádio Líder FM de Sousa, Sertão da Paraíba, o médico e empresário Dalton Gadelha revelou que um animal chamado pangolim (Pholidota) foi o hospedeiro intermediário entre o morcego e homem, dando causa a infestação da Covid-19 pelo mundo. Confira o vídeo no final desta reportagem!

Medindo de 36 a 57 centímetros e pesando entre 3,6 e 33 quilos, o mamífero passou para o homem, o vírus originado na China.

“Ele parece um peba, um tatu, sem a carapaça. então desse pangolim passou para o homem. Esse é o novo coronavírus”, explicou o médico que reside em Campina Grande.

Leia mais: Homem de 52 anos é o segundo caso confirmado de novo coronavírus em Sousa

Dr. Dalton explicou que a Covid-19 não se trata de uma simples gripe, e sim uma doença sistêmica, capaz de atingir pulmão, coração, fígado, cérebro e outros órgãos do corpo humano numa rápida propagação.

“Ela penetra das mucosas da boca, nariz e olhos, e passa a agredir uma proteína que existe no sangue chamada hemoglobina. Essa proteína é quem carrega o oxigênio do pulmão para todos os outros órgãos”, disse.

Ainda de acordo com o médico, ao adentrar na hemoglobina, o vírus impede que o oxigênio seja transportado para os órgãos. Segundo Gadelha, a proteína até que chega aos órgãos, mas destrói as hemácias e provoca trombos (coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo), o que pode causar infartos cardíaco e pulmonar, trombose cerebral e até de membros inferiores.

“Nos Estados Unidos houve a primeira amputação de uma perna provocada pelo coronavírus.

Leia também:

Novo coronavírus dispara para 25 casos confirmados em Sousa, Sertão da PB

Crediarista morre vítima de acidente de carro entre Sousa e Vieirópolis

Novo coronavírus: Sousa agora tem 20 casos confirmados e mais 20 suspeitos