O momento é de muita expectativa e ansiedade. É que dos dias 22 a 25 de janeiro acontecem as inscrições para o Processo Seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2024).
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) disponibiliza mais de quatro mil vagas aos estudantes. Para o Campus de Sousa, Sertão paraibano, são 340 vagas disponíveis nos quatro cursos de graduação. Elas estão divididas da seguinte forma: Direito (180 – três turnos), Ciências Contábeis (55), Administração (55) e Serviço Social (50). Entre as oportunidades estão as cotas disponíveis para pessoas com deficiência, étnico raciais, critérios de renda e ampla concorrência.
Uma novidade adotada pela UFCG desde 2022 é a bonificação estadual.
“Os estudantes que nasceram na Paraíba ou realizaram todo o ensino médio no estado seja em escolas públicas ou privadas, podem contar com um adicional nas suas notas do ENEM, este adicional nos cursos de Sousa é de 5%”, destacou Thales Fabrício da Costa, psicólogo que compõe a equipe de assistência estudantil do CCJS-UFCG.
Todos nós sabemos que o ingresso ao ensino superior, muitas vezes, é permeado por alguns desafios, dentre eles a vulnerabilidade social. Por este motivo, o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG/Sousa, tem se irmanado na luta por uma graduação mais tranquila, pelo menos no que se refere a situação financeira.
O suporte está acessível à todos. Primeiramente, o estudante precisa fazer o seu cadastro socioeconômico, onde o serviço social vai avaliar a condição social e econômica do futuro universitário e do seu grupo familiar. Após a avaliação e o estudante ter o seu cadastro com o despacho deferido, ele vai estar apto a concorrer a todos os programas e auxílios da assistência estudantil.
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) que faz a gestão da política de assistência estudantil lança os editais e o estudante vai concorrer as vagas desses programas e auxílios. Dentre os programas estão os de Residência Universitária e o Restaurante Universitário.
Para a Assistente Social, servidora pública do CCJS, Laiane Elias Dantas, este suporte é muito importante no sentido de manter os estudantes com poucos recursos financeiros no ensino superior.
“Infelizmente, com a ausência desses programas e auxílios, certamente alguns estudantes não conseguiriam chegar, permanecer e concluir o seu curso de graduação, concretizando assim os seus sonhos”, disse.
Na última sexta-feira (19) Thales Fabrício e Laiane Elias prestaram entrevista ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM. e falaram sobre a disponibilidade de vagas para o SISU deste ano e outros assuntos relacionados aos serviços prestados pela UFCG/Sousa.
Assista ao vídeo:
O Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Jardel de Freitas, fez questão de destacar o potencial do centro de ensino sertanejo.
“Os cursos do CCJS-UFCG são destaques entre os melhores cursos do Brasil. Sem dúvida, qualifica para o mercado de trabalho os estudantes que aqui são lapidados”, enfatizou.
Leia também:
João Azevêdo anuncia reajuste linear e inclui mais 20% da bolsa desempenho da Segurança e Magistério