Em um avanço significativo na oferta de cuidados de saúde, o Hospital HELP , em Campina Grande, se destaca com o equipamento de hemodinâmica Azurion 7, um dos mais avançados equipamentos de hemodinâmica. Esse sistema de última geração permite o tratamento das mais diversas doenças cardiovasculares por meio de procedimentos minimamente invasivos.
De acordo com o cardiologista intervencionista do HELP, José Gonzaga Filho, a hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses.
“As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo. Na cardiologia, por exemplo, pode ser aplicada para o diagnóstico e tratamento de quadros de infarto, angina, obstruções (entupimentos) nas artérias do coração, aneurismas, arritmias graves e disfunções valvares (mau funcionamento das válvulas do coração), sendo possível, inclusive, o implante por meio de cateterismo. Já na neurocirurgia, a hemodinâmica ajuda no tratamento de quadros de AVC isquêmico; aneurismas cerebrais e obstruções tanto das artérias carótidas como de vasos cerebrais”, pontuou.
Segundo o médico, o procedimento reduz a possibilidade de sequelas pós-cirúrgicas e agiliza significativamente o atendimento a pacientes infartados.
A Hemodinâmica faz, simultaneamente, o diagnóstico e a intervenção terapêutica em diversas doenças através de técnicas minimamente invasivas (punção em uma artéria para acesso ao local lesionado). É altamente recomendada para procedimentos como:
- Angioplastia;
- Correção de aneurismas;
- Correção de anomalias cardiovasculares;
- Correção de más-formações de veias e artérias;
- Tratamento de arritmias.
Leia também:
VÍDEO! Médico sousense destaca avanços nos primeiros seis meses de gestão no Hospital Edson Ramalho