Dessalinizador Solar Móvel construído por estudantes da ECIT de Sousa transforma realidade de famílias carentes e agricultores

Solucionar os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores e famílias carentes. Foi com essa ideia em mente que um grupo de 30 estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Chiquinho Cartaxo, localizada na cidade de Sousa, Sertão paraibano, desenvolveu, a partir do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, o Dessalinizador Solar Móvel, equipamento inovador que proporciona uma solução prática para o tratamento de água salobra na região. Sob orientação do professor Joaquim Sousa, o projeto teve início nos primeiros meses de 2023 e já transformou a vida de cinco famílias de forma direta.

Além da solução prática para o tratamento da água de cisternas, o projeto também abriu as portas para os estudantes no mercado de trabalho local. Com a apresentação do dessalinizador para o setor produtivo e comunidade, que aconteceu neste mês de novembro, oito alunos foram selecionados para estágios remunerados em empresas da região. Outros estudantes, também inspirados pela iniciativa, começaram a desenvolver pesquisas científicas e artigos voltados para o tratamento da água em seus Trabalhos de Conclusão de Curso, o que significa que ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar atividades práticas, o curso técnico não apenas os preparou para o mercado, mas também despertou o interesse científico.

“O Dessalinizador Solar Móvel representa uma conquista tecnológica, e também pode ser um exemplo de como a educação pode se traduzir em soluções práticas para desafios reais. Em Sousa, esse projeto não apenas transformou a vida dos estudantes envolvidos, mas também ofereceu uma resposta inovadora e acessível para a questão crucial do tratamento da água, impactando positivamente a comunidade e oferecendo oportunidades reais para os estudantes no mercado de trabalho”, comemora o professor Joaquim Sousa.O projeto surgiu da curiosidade dos alunos em encontrar alternativas acessíveis aos sistemas convencionais de tratamento de água, uma vez que o elevado consumo de energia elétrica desses sistemas é um obstáculo para as famílias e pequenos agricultores da região sertaneja. Foi assim que surgiu o Dessalinizador Solar Móvel, um sistema piloto de dessalinização com capacidade de 1,5 l/h e que utiliza um sistema de filtragem inicial por gravidade associado ao pré-aquecimento da água por circulação forçada. Sua fácil manutenção e portabilidade tornam-o uma solução prática para as comunidades da região. Além disso, atende às exigências técnicas e sanitárias para uso doméstico, agrícola e humano.

Leia mais: VÍDEO! Curso de Direito da UFCG/Sousa é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Paraíba; diretor recebeu homenagem

Os alunos do 3º ano, Isadora Gadelha, José Victor, Anne Heloize, Maria Luiza e Isabella Gadelha reforçam a importância do projeto de eficiência energética e seu funcionamento. De acordo com eles, a água com sal fica em um recipiente em altura mais elevada para que possa descer para as canaletas que vão aumentar a temperatura dela com a ajuda do sol.

“Elas vão subir para o nosso dessalinizador solar. Dessa forma, a água que está presente dentro vai evaporar, bater no vidro e descer para as canaletas. E todo o sal que se acumula nela vai ficar no recipiente chamado de gaveta. Essa gaveta também pode ser utilizada para fazer manutenções diariamente, porque o sal vai ficar nela. Assim, a água que já foi dessalinizada desce para a caixa d’água e fica pronta para o uso, se torna potável”, explica Isabella.O coordenador administrativo financeiro da ECIT Chiquinho Cartaxo, Guilherme Pedrosa, destaca a transformação que o projeto também trouxe para a escola, solucionando complicações cotidianas relacionadas à falta de água, problema recorrente na cidade.

“O Dessalinizador Solar Móvel não só melhorou a qualidade de vida aqui na escola, mas também se tornou uma referência para a comunidade local. Estamos orgulhosos do trabalho realizado e do impacto positivo que alcançamos”.

Leia também:

VÍDEOS! Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vieirópolis comemora 25 anos e presidente anuncia trator para 2024

IFPB Sousa abre inscrições em curso técnico gratuito de agroindústria para jovens e adultos

Crediarista sousense de 34 anos morre vítima de acidente automobilístico no estado da Bahia

SecomPB