Tribunal de Justiça mantém condenação de Fábio Tyrone por empregar a madrasta na Prefeitura de Sousa

O prefeito do município de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira (PSB), foi condenado por ato de improbidade administrativa em razão de ter nomeado a madrasta Lenilda Nunes da Silva para o cargo de Diretora Administrativa, lotada na Secretaria de Esporte e Lazer. O caso foi julgado pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que manteve sentença oriunda da 5ª Vara Mista de Sousa, Sertão da Paraíba. O processo nº 0801510-14.2019.8.15.0371 teve como relator o juiz convocado Aluízio Bezerra Filho.

De acordo com a sentença, o gestor foi condenado ao pagamento de multa civil no valor equivalente a três vezes da sua última remuneração no exercício do cargo de prefeito.

Leia mais: Escolhidos os novos representantes do Conselho Tutelar de Sousa-PB; confira os eleitos neste domingo

Segundo o relator do processo, é fato incontroverso que Fábio Tyrone efetivamente realizou a nomeação de sua madrasta para o cargo de Diretora Administrativa do quadro de provimento em comissão da Secretaria de Esporte e Lazer, conforme Portaria nº 024//2017/PMS-GAB, de 16/01/217, exonerando-a do cargo, conforme Portaria nº 293/2017/PMS-GAB, de 01/11/2017, após ser notificado pelo Ministério Público.

“Apesar da alegação de que a nomeação foi indicação pessoal do secretário de Esporte e Lazer, o apelante assinou a portaria de nomeação e após a instauração do Procedimento Administrativo do Ministério Público exonerou a servidora”, frisou o relator, acrescentando que restou comprovado o ato de improbidade administrativa praticado pelo prefeito de Sousa, ao nomear parente para um cargo comissionado, conduta que viola diversos princípios orientadores da Administração Pública.

Tyrone botou a culpa no secretário

Ao recorrer, o prefeito alegou que a nomeação da companheira do seu pai foi indicação do secretário municipal de Esporte e Lazer, Delani Gledson Alves, sendo que a mesma desenvolvia regularmente suas funções no âmbito da Secretaria e que não tinha vínculo de subordinação com o gestor. Aduziu, ainda, que não houve dolo na nomeação, ante a ausência de parentesco e de hierarquia, bem como não houve dano ao erário, de enriquecimento ilícito ou de ofensa aos princípios da Administração Pública.

Prefeito agiu com dolo

A tese do prefeito não foi aceita pelo TJPB. Ao proferir a decisão, o juiz relator Aluízio Bezerra Filho frisou que Tyrone agiu com o pleno conhecimento de que estaria violando a lei.

“Como se vê, o dolo específico na conduta do ex-gestor está bastante evidente, notadamente por restar demonstrado a sua ciência quanto à nomeação para um cargo comissionado de um parente por afinidade que não possui escolaridade, nem expertise para desenvolver as funções e atribuições específicas do cargo de Diretora Administrativa, aponta um dos trechos do relatório.

Clique AQUI e confira a íntegra do Acórdão!

Da decisão cabe recurso.

Leia também:

Mutirão de conciliação: Justiça Federal prevê a realização de mais de mil audiências em Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Após reação irritada do prefeito de Sousa, Geny Ferreira mostra documentos sobre despesas do CEEIGEF

VÍDEO! Primeiro presidente do Campestre Clube visita Sousa, relembra fundação, obras, Mariz e elogia atual diretoria

TJPB