Morre aos 78 anos “Nego Chico”, ex-prefeito de Pombal. Velório ocorre em São Domingos e enterro em São Francisco

O ex-prefeito de Pombal, Sertão paraibano, Francisco Queiroga Sobrinho, de 78 anos, faleceu na tarde deste domingo (15) em um hospital de João Pessoa, vítima de problemas cardíacos e renais. “Nego Chico”, como era conhecido, estava internado na UTI desde o dia 27 de setembro e neste período de 18 dias chegou a ser intubado devido ao grave quadro de saúde.

A notícia deixou abalados familiares, amigos e correligionários políticos de Pombal, São Domingos e Sousa. Além de ter sido prefeito de Pombal, “Nego Chico” residia em São Domingos e deixou familiares na região de Sousa. Ele era casado com a senhora Maria Auxiliadora, conhecida por Dora.

O corpo do ex-gestor está sendo velado no sítio Águas Belas, zona rural de São Domingos, onde morava. O sepultamento ocorrerá às 16 horas desta segunda-feira (16), no cemitério do distrito de Ramada, zona rural de São Francisco (região de Sousa), onde estão sepultados outros membros da família.

Leia mais: VÍDEO! API INOVA reúne “Os Meninos do Sertão” em Cajazeiras para comemorar os 90 anos da entidade

Dois dos 11 irmãos de “Nego Chico” são o delegado Vicente Honório Filho, que trabalha na cidade de Sousa há várias décadas na Polícia Civil e o ex-prefeito de São Domingos, José Eudes Queiroga (Eudinho).

Trajetória política

Francisco Queiroga Sobrinho entrou para a política de Pombal apadrinhado pelo ex-prefeito e ex-deputado estadual Levi Olímpio Ferreira. Na eleição de 1982, quando Levi foi eleito prefeito, ele foi o vereador mais votado ao conquistar 1.102 votos pelo PMDB, atual MDB.

No pleito seguinte, em 1988, foi o escolhido por Levi Olímpio para sucedê-lo na Prefeitura, pois naquela época não era permitida reeleição. “Nego Chico” sagrou-se vitorioso, tendo como vice o professor Martinho Queiroga Salgado, numa disputa que teve quatro candidatos: ele obteve 10.210 votos, contra 4.807 de Ivan Olímpio (PL); 1.942 votos de Atêncio Bezerra Wanderley (PSDB), e 260 de Francisco Ferreira de Oliveira (PT).

Durante o exercício do mandato, ele rompeu com Levi, que havia sido eleito deputado estadual na eleição de 1990, e na eleição de 1992, a candidata do grupo que comandava a gestão municipal foi Azenete Olímpio que venceu a disputa derrotando Geraldinho Arnaud.

“Nego Chico” ainda tentou voltar a ocupar cargo eletivo na eleição de 1996, quando disputou uma vaga de vereador, já no antigo PFL (atual União Brasil), mas ficou na primeira suplência do partido com 446 votos.

Depois, mudou-se para a zona rural de São Domingos onde ainda ocupou cargos na Prefeitura.

Leia também:

Eleições 2024: Grupo “Nova Força” mostra unidade, defende pré-candidatura de Heron Cid e projeto novo para Marizópolis

Suspeitos de matarem motorista do carro da Saúde são presos pela Polícia Civil de Sousa

OAB defende advogados e vence Prefeitura de Sousa em ação que impedia pagamento de honorários

Com informações de Blog do Naldo Silva