VÍDEO! O método inovador de um professor doutor da região de Sousa-PB para desvendar a matemática

O livro “Princípio da Matemática Contemporânea: Inovação na Trigonometria do Relógio,” de autoria do renomado professor doutor Rivanaldo Martins Lopes, promete revolucionar o ensino de Matemática na educação básica. Com métodos inovadores para abordar a trigonometria do relógio, a resolução de equações de segundo grau e a análise combinatória, esta obra se destaca como um recurso fundamental para superar desafios enfrentados por estudantes e professores. Nesta matéria, exploraremos as ideias centrais do livro e a trajetória do autor. Confira o vídeo no final desta matéria!

A trigonometria no círculo trigonométrico e suas aplicações, especificamente no âmbito do ensino básico, têm sido um ponto crítico na educação matemática. O professor doutor Rivanaldo Martins Lopes, com sua vasta experiência acadêmica e pedagógica, apresenta um novo horizonte de aprendizado com seu livro “Princípio da Matemática Contemporânea”.

O ensino de Matemática é um dos desafios constantes enfrentados por estudantes e professores em todo o mundo. No Brasil, não é diferente, e é nesse contexto que o livro “Princípio da Matemática Contemporânea” emerge como uma obra revolucionária. Escrito pelo renomado professor doutor Rivanaldo Martins Lopes, o livro oferece uma abordagem inovadora para a trigonometria do relógio, a resolução de equações de segundo grau e a análise combinatória, buscando melhorar a prática de ensino de matemática na educação básica.

“Você já imaginou resolver problemas de trigonometria sobre ângulo entre os ponteiros de um relógio utilizando uma fórmula que relacione os ponteiros da hora e dos minutos?” questiona o autor. Essa é a essência do método de ensino de trigonometria do relógio proposto por ele, uma abordagem que simplifica conceitos complexos e os torna mais acessíveis para os estudantes.

Leia mais: VÍDEO! Vítima de crime sexual em ônibus da Guanabara fala pela primeira vez e desabafa: “não vamos nos calar”

O livro também apresenta métodos inovadores para a resolução de equações de segundo grau e proporcionalidade. Ao adotar uma abordagem prática e focada nas dificuldades encontradas em sala de aula, o professor doutor Rivanaldo Martins Lopes proporciona aos leitores ferramentas eficazes para enfrentar desafios matemáticos com confiança.

A sinopse do livro oferece um vislumbre do conteúdo abordado: “Neste livro abordamos a trigonometria no círculo trigonométrico, que se estuda a circunferência trigonométrica de raio unitário e todas as conjecturas de ângulos arcos e medidas e suas operações.” Além disso, o autor destaca a presença de demonstrações por indução matemática, exemplos e exercícios resolvidos e comentados, tudo projetado para auxiliar os estudantes em seu processo de aprendizado.

Atualmente, no Brasil, o ensino de trigonometria na circunferência trigonométrica faz parte do currículo da educação básica, estabelecido pelo Ministério da Educação. Esse conteúdo, integrante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de exatas e da natureza, é estudado na segunda série do ensino médio em escolas públicas e privadas.

O autor, professor doutor Rivanaldo Martins Lopes, possui um extenso currículo acadêmico que inclui graduação em Matemática na UFCG, especialização em Fundamentos da Educação na UEPB, mestrado e doutorado em Educação na ACU, e é conhecido por sua atuação como professor de Matemática na ECI Dorgival Silveira em São Francisco, região de Sousa, Sertão paraibano. Sua paixão pelo ensino inovador de Matemática o levou a escrever esta obra que promete transformar a forma como a matemática é ensinada e aprendida nas escolas brasileiras.

O livro “Princípio da Matemática Contemporânea: Inovação na Trigonometria do Relógio” deixa claro que a matemática pode ser descomplicada e acessível a todos. Com sua abordagem inovadora e métodos práticos, o autor professor doutor Rivanaldo Martins Lopes está pavimentando o caminho para um ensino de matemática mais eficiente e agradável, com benefícios tanto para os estudantes quanto para os educadores.

Lições de vida

No último dia 06, Rivanaldo Martins falou sobre o assunto durante entrevista ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM de Sousa. Na ocasião ele também relatou fatos relacionados a situações de discriminação, superação e dificuldades de vida.

Assista ao vídeo:

Leia também:

Engenheiro sousense é contemplado com bolsa para desenvolver pesquisas sobre materiais de construção no Canadá

Funcionário do Armazém Paraíba de Sousa segue internado em estado grave; família pede orações para Charles Bronson

VÍDEO! “Amidi Unida – Mídia Digital Forte” vence eleição e Heron Cid é reconduzido à presidência

Vanessa Laini/IMA