VÍDEO! Psicóloga discute o papel da família na educação dos filhos em tempos de influência da tecnologia

A psicóloga Alexsandra de França Figueiredo trouxe à tona uma discussão relevante sobre o verdadeiro papel da família na educação dos filhos em uma era em que as telas dos celulares e dispositivos eletrônicos cada vez mais ganham mais espaço como educadores substitutos. A profissional da psicologia expôs a sua visão especializada sobre o assunto, destacando a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento educacional das suas crianças. Confira o vídeo no final desta matéria!

Segundo ela, o avanço tecnológico proporcionou inúmeras facilidades e transformações na vida das pessoas, mas também trouxe desafios para a formação educacional das crianças. Cada vez mais, a tela do celular, tablets e outros dispositivos eletrônicos assumem o papel de educadores, expondo as crianças a um vasto conteúdo disponível na internet.

Alexsandra Figueiredo faz um alerta para os riscos dessa substituição: “a família desempenha um papel insubstituível no desenvolvimento das crianças e jovens, especialmente quando se trata da formação de valores, habilidades sociais e emocionais”.

Leia mais: Sousense que ergueu o maior hospital do Nordeste recebe voto de aplauso do Tribunal de Justiça

Durante entrevista ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM de Sousa, Sertão da Paraíba, a psicóloga ressaltou que os pais são os principais modelos e influenciadores na vida dos filhos. Na opinião da especialista, é por meio das interações familiares, do diálogo e da presença constante que as crianças aprendem a se relacionar, a desenvolver habilidades sociais e a absorver valores éticos e morais.

Figueiredo ainda destacou que a tecnologia pode ser uma ferramenta complementar na educação, mas não deve substituir o contato humano e o vínculo afetivo entre pais e filhos.

“É essencial que os pais estejam presentes, conheçam as atividades dos filhos, conversem sobre suas experiências, incentivem o diálogo e o debate, estimulando o pensamento crítico e a reflexão”, enfatizou.

No decorrer da entrevista, a psicóloga abordou os desafios enfrentados pelos pais na era digital. Ela ressaltou a importância de estabelecer limites no uso da tecnologia, definindo horários específicos para o acesso a dispositivos eletrônicos e estimulando a interação social, o contato com outras pessoas garantindo assim o desenvolvimento dos seus filhos.

Alexsandra também ressaltou a importância dos pais acompanharem de perto o conteúdo ao qual seus filhos têm acesso, estabelecendo diálogos abertos sobre os assuntos encontrados na internet e dando orientação aos filhos.

Durante quase 30 minutos de conversa ao vivo com o apresentador Levi Dantas, a psicóloga Alexsandra Figueiredo trouxe à tona uma reflexão profunda sobre o papel da família na educação das crianças em um mundo cada vez mais digital. A tecnologia pode trazer benefícios, mas não deve substituir o envolvimento ativo dos pais na formação dos filhos.

“É fundamental que os pais estejam presentes, estabeleçam diálogos significativos, definam limites das crianças. Somente assim poderemos garantir que os valores e costumes essenciais sejam transmitidos às gerações futuras, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo moderno com equilíbrio e resiliência”, contextualizou.

Assista ao vídeo:

Leia também:

VÍDEO! 400 quilos de drogas apreendidos em Cajazeiras eram transportados por motorista de Sousa; defesa alega inocência

Ator e figurante sousense que trabalhou na Rede Globo morre aos 39 anos

Câmara de Vereadores aprova título de cidadão marizopolense para Júnior da Pesca

Texto: Blog do Paulo Pereira