VÍDEO! A emoção de Marcondes Gadelha ao visitar a Transposição. “Um rude e sofrido diálogo da espera com a esperança”

O discurso emocionado do sousense, ex-deputado federal e ex-senador da República, Marcondes Gadelha (PSC), durante visita ao canal do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, no município de São José de Piranhas, nesta sexta-feira (29) para celebrar a chegada das águas ao trecho final da obra no Alto Sertão paraibano, foi um dos momentos mais impactantes do ato político.

Gadelha defende o projeto e acompanha o trâmite há quase 40 anos e ao ver as águas correndo com destino ao açude de Engenheiro Ávidos, Boqueirão de Piranhas enalteceu a importância da obra para a região.

‘’Não posso esconder minha emoção em ver essa águas correndo para desembocarem depois na barragem Engenheiro Ávidos encerrando um rude e sofrido diálogo da espera com a esperança. Não posso me arvorar de ser patrono ou protagonista dessa obra, esta é uma realização a muitas mãos. Só chefes de Estados foram seis envolvidos neste projeto, depois na escala intermediária, centenas de técnicos, publicistas, acadêmicos e parlamentares espalhados pelo país, até chegarmos à prata de casa. Eu lembro o padre Djacy Brasileiro fincando uma cruz de latas em plena Praça dos Três Poderes, simbolizando milhões de ‘cristos’ chamados Zé, João e Antônio que carregaram latas como cruzes de um calvário cotidiano’’, disse.

Assista ao vídeo da TVDS:

Leia mais: Paraíba recebe prêmio por melhor educação do Brasil; governador participou de cerimônia em SP

A comitiva formada por parlamentares, prefeitos, representantes de sindicatos, igrejas, associações civis e pessoas da comunidade esteve na Barragem de Morros para celebrar a chegada das águas ‘Velho Chico’, um sonho há décadas pela população.

As obras de transposição do Rio São Francisco, que têm como principal objetivo melhorar a situação hídrica do Nordeste, começaram no governo Lula e deram prosseguimento nos governos Dilma, até a conclusão no governo Bolsonaro.

Estiveram presentes na visita os deputados federais Frei Anastácio e Wilson Santiago; Padre Djacy Brasileiro; o ex-deputado federal Marcondes Gadelha; o ex-deputado estadual Renato Gadelha; o vice-presidente da OAB da Paraíba, João de Deus Quirino Filho, o deputado estadual do Rio Grande do Norte, Chico do PT; o prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, o ex-prefeito Airton Pires, entre outras lideranças.

Marcondes Gadelha

Marcondes Iran Benevides Gadelha nasceu em Sousa (PB) no dia 23 de junho de 1943, filho do industrial José de Paiva Gadelha e de Míriam Benevides Gadelha. Casou-se com Magna Lúcia de Melo Gadelha, com quem teve dois filhos.

O filho Leonardo Gadelha elegeu-se deputado estadual em outubro de 2006 e, a partir de outubro de 2009, deixou a Assembléia Legislativa para ocupar a Secretaria da Infraestrutura, do governo de José Maranhão. Seu irmão Salomão Gadelha foi prefeito de Sousa (2005-2009).

VÍDEO! Vereadora aliada reclama da demora da realização de consultas, exames e cirurgias em Sousa. “Infelizmente essa fila não anda”

Após perder recurso na justiça, Prefeitura de Sousa terá que fornecer meias de compressão à portadora de síndrome pós-flebite

VÍDEO! “Era ele que usava o nome de Deus em vão”, diz secretário sobre sousense preso na Operação Terceiro Mandamento

Diário do Sertão