Na madrugada desta quarta-feira (28) um curto-circuito nas instalações de aparelhos de ar-condicionado causou um incêndio no Hospital Regional de Sousa, Sertão paraibano. O fogo atingiu a ala pediátrica da unidade de saúde.
Segundo testemunhas, a fumaça se espalhou por corredores e houve um princípio de tumultuo entre pessoas internadas, acompanhantes e funcionários. Como medida de segurança, pacientes (12 crianças e cinco adultos) foram transferidos para outras unidades como UPA de Sousa, Hospital Regional de Cajazeiras e Hospital Regional de Patos.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o SAMU foram acionados ao local para isolar o local e controlar as chamas. Ninguém saiu ferido.
Leia mais: Complicações cardíacas: morre Assis Ribeiro, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Nazarezinho
Em nota, o Hospital Regional de Sousa esclareceu que houve “uma falha no sistema de ar-condicionado da Enfermaria I, localizada na Clínica Médica” e que o incêndio foi “prontamente controlado”.
A direção do HRS enfatizou a garantia da “integridade física de todos os pacientes e funcionários da unidade” e ainda ressaltou que “o hospital conta com um serviço de manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado e todos os equipamentos estão com a manutenção rigorosamente em dia”.
O caso será apurado pelo Corpo de Bombeiros para saber, o que de fato, ocasionou o princípio de incêndio.
Confira a íntegra da nota:
Na madrugada desta quarta-feira, 28 de junho, ocorreu uma falha no sistema de ar-condicionado da Enfermaria I, localizada na Clínica Médica, resultando em um princípio de incêndio que foi prontamente controlado, após o Corpo de Bombeiros ser acionado pela equipe assistencial da unidade.
Por questões de segurança, considerando a presença de fumaça no ambiente, pacientes que se encontravam na ala afetada foram transferidos para outras unidades de Saúde próximas (UPA de Sousa, o Hospital Regional de Cajazeiras e o Hospital Regional de Patos).
Uma ação integrada que garantiu a integridade física de todos os pacientes e funcionários da unidade. Não houve feridos. A operação de transferência foi rápida e precisa, contando com o apoio de ambulâncias e profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Todas as ações executadas durante essa situação emergencial foram realizadas com foco prioritário na segurança e no bem-estar dos pacientes, bem como do corpo de profissionais envolvidos.
Ressaltamos que o hospital conta com um serviço de manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado e todos os equipamentos estão com a manutenção rigorosamente em dia e o Corpo de Bombeiros irá investigar o que ocasionou o princípio de incêndio.
Leia também:
VÍDEO! Após assaltos, sousenses morrem em confronto com a polícia no Rio Grande do Norte
Tribunal de Justiça mantém condenação de engenheiro sousense por uso de documento falso em licitação