Nesta quarta-feira (28) o governador João Azevêdo (PSB) anunciou algumas medidas que serão implantadas no início de 2023 para os servidores estaduais, especialmente das áreas de Saúde, Segurança Pública e Educação. Confira o vídeo no final desta matéria!
Durante entrevista à Rádio Correio de João Pessoa, o chefe do Poder Executivo estadual garantiu que os trabalhadores da enfermagem que atuam nas unidades de saúde do Estado irão receber o piso da categoria.
“Vamos pagar o piso da enfermagem a partir de janeiro. Nós deixamos claro, ainda no processo eleitoral, que faríamos isso. Agora estamos fechando os estudos para implantar o piso já na folha do próximo mês”, assegurou.
Pelas redes sociais a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB) comemorou a notícia.
Estamos com a palavra do governador João Azevêdo que a partir de Janeiro/2023 a enfermagem da rede pública estadual receberá conforme a lei do piso salarial. Alegria e gratidão nos definem nesse momento. 2023 iniciará um novo tempo para enfermagem da nossa Paraíba, disse Rayra Beserra.
Leia mais: Emmily Pires agradece a Aparecida e a Paraíba após passar de fase no The Voice Brasil 2022
O governador também afirmou que a partir de janeiro as horas extras dos policiais civis, militares e bombeiros não irão mais contabilizar no Imposto de Renda. João explicou que a nomenclatura do valor pago será alterada, para que o pedido dos agentes de segurança seja atendido.
Azevêdo ainda destacou que a bolsa desempenho, que é outra reivindicação da categoria, terá a incorporação de mais 20% a partir do próximo mês. Com mais esse acréscimo de percentual no salário, a incorporação chegará em 40%.
O parcelamento da bolsa desempenho ocorreu após acordo dos agentes de segurança do estado, com o governador. Ficou acertado entre as partes que todo mês de janeiro seria acrescentado mais 20% ao valor da bolsa de desempenho, para que o aumento ocorra de forma gradativa.
“Agora em janeiro está previsto para ser pago mais 20%, o que faz com que 40% da bolsa já esteja no soldo. Da mesma forma, que era um pleito muito antigo da área de segurança, é que as horas extras que são trabalhadas, tendo essa caracterização de horas extras, incide sobre elas o Imposto de Renda. Nós iremos mudar essa nomenclatura, para que esse valor seja pago como indenização e aí não incidirá mais no imposto de renda”, declarou o governador.
Concursos para Educação e Segurança Pública
João Azevêdo aproveitou para anunciar que está em fase de estudo a elaboração de dois concursos públicos para Educação e Segurança Pública em 2023.
Segundo o gestor, existe a previsão que sejam abertas 1.000 vagas para o magistério, além de outras 1.000 oportunidades para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
João, no entanto, não deu detalhes de quando o processo será aberto.
Assista ao vídeo da entrevista:
Leia também:
Operação da Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra detento da Colônia Penal de Sousa
Com informações de Portal Correio e MaisPB