VÍDEO! Sindiágua constata precariedade no saneamento básico de Sousa, Sertão da PB. “Calamidade pública”

Falta d’água; esgotos que caem no Canal do Estreito e deságua e contamina os rios Peixe e Piranhas (mananciais que recebem as águas do São Francisco); água sem tratamento – ofertada em poços distribuídos nos bairros e comunidades. Esses são alguns dos problemas enfrentados pela população de Sousa, Sertão da Paraíba, desde que o saneamento básico do município foi retirado da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), em 2004, e repassado para que a Prefeitura gerenciasse o serviço, através do Departamento de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Sousa (DAESA).

Assista ao vídeo do Sindiágua-PB:

É comum ouvir todos os dias nas rádios do município reclamações da falta de água e dos mais diversos problemas relacionados ao saneamento no local.

Geraldo Quirino, vice-presidente do Sindiágua-PB, em entrevista à Rádio Líder FM

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (SINDIÁGUA-PB) juntamente com membros da sociedade civil organizada de Sousa estiveram reunidos entre os dias 13 e 14 de dezembro para planejar o levantamento da real situação do saneamento básico de Sousa, sendo que, na última quarta (14) foi realizada uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviço de Esgotos do Estado da Paraíba, SINDIÁGUA-PB, em Sousa, para discutir a problemática, que se tornou uma questão de calamidade pública.

Na ocasião, houve participação de lideranças comunitárias, do SINDIÁGUA-PB, do SINTERÁGUA-PB, do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB), além de organizações ligadas ao debate do saneamento na Paraíba, como IFPB, representante da Comissão de Alocação de Recursos Hídricos dos reservatórios São Gonçalo e Engenheiro Ávidos, da Coalizão pelos Rios, das Associações Comunitárias do Alto Sertão, de diversas lideranças comunitárias e do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama).

Ficou constatado que em Sousa não há hidrômetros para fazer a micromedição do consumo de água nas residências e nos comércios e também não há dados quanto ao tratamento e qualidade da água que abastece a cidade após da mesma sair da Estação de Tratamento de Água (ETA) da CAGEPA. Os consumidores pagam uma taxa única ao DAESA, algo em torno de R$ 29, independente do quanto utilizem.

A comissão verificou que há um rodízio semanal para que a água chegue em cada bairro e comunidade da cidade. Em tese, a água é disponibilizada durante três dias para cada localidade sousense, no entanto, os relatos dão conta de que, na realidade, na maioria dos bairros, sobretudo os mais humildes, a água é ofertada apenas um dia na semana, geralmente de madrugada, ou seja, a água não é disponibilizada todos os dias nas torneiras da população local.

Durante a reunião, lideranças dos bairros Raquel Gadelha, Alto do Cruzeiro, André Gadelha, CEHAP e Guanabara relataram diversas problemáticas que vêm enfrentando em relação à falta d’água em Sousa.

“Falta água constantemente. Meu bairro, por ser periférico é mais distante. No Guanabara, eles colocam três dias de água para o bairro, mas só chega um dia”, explicou o ex-vereador Everaldo Marques, conhecido por Toró.

Os poços a que se refere Toró foram construídos na gestão do prefeito André Gadelha (2013 a 2016), com o intuito de acabar com a falta d´água na cidade, no entanto, os poços disponibilizam água bruta, ou seja, o produto ofertado não tem nenhum tipo de tratamento, além de ser salobra e conter níveis concentrados de vários tipos de sais.

“Como sempre é uma calamidade, infelizmente, três dias d’água não existe. A realidade é uma madrugada e não chega mais. Todo mundo é um lamento só. Para acabar de completar a água chega muito fraca, aí temos que ir atrás dos poços. Os poços longe, uma dificuldade e, no poço do Colégio José Reis, se a água passar de uma dia para o outro, a água fica podre; fica fedendo. Precisa verificar isso aí! Eu fiz até uma abaixo assinado com mais 107 pessoas e entreguei na Câmara de Vereadores para tentar resolver a problemática da água no bairro”, disse Joseilton Silva, morador do bairro do Alto do Cruzeiro.

Leia mais: Juiz e equipe da 6ª Vara realizam inspeção no CEA e na Casa Lar em Sousa, Sertão da PB

“O direito à água não está sendo respeitado. Nós estamos reivindicando um direito que está sendo usurpado todos os dias, mas estamos firmes e fortes e não vamos cruzar os braços. Vamos vencer essa batalha”, desabafou Socorro Ferreira, líder comunitária do Loteamento Raquel Gadelha.

No distrito de São Gonçalo não é diferente, apesar da presença do açude. “O quintal lá de casa dá direto no açude de São Gonçalo, mas a água só chega na sexta às 10 horas da manhã até o sábado em torno de 9h. A situação do esgotamento é caótico também.”, disse Eliezer Cunha Siqueira, professor do IFPB.

Emissário foi interrompido e o Canal do Estreito sofreu um desvio

De acordo com Valdeci Rodrigues de Araújo Filho, advogado e presidente da Comissão de Alocação de Recursos Hídricos dos reservatórios de São Gonçalo e Engenheiro Avidos, o volume da oferta de água para a “Cidade Sorriso” é de 230 litros por segundo, o que proporciona a capacidade de atender uma população de 120 mil habitantes. Sousa tem atualmente 70 mil habitantes.

Para o advogado e componente do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) e da Coalizão pelos Rios, o caso da água, em Sousa, não é normal.

“É para chegar todo dia, porque a água é um bem comum. E tem um problema muito maior que é o problema do esgoto. É vergonhoso! É calamidade pública e tudo isso está sendo jogado no Rio do Peixe e essa água está sendo levada para se juntar ao Rio Piranhas, que recebe as águas do São Francisco e vai atingir lá na frente as outras comunidades”, declarou César Nóbrega.

Durante os dois dias em Sousa, o SINDIÁGUA-PB fez visitas de campo para verificar a rede de água e esgoto da cidade conjuntamente com o Fama, a Coalização pelos Rios, a Comissão de Alocação de Recurso Hídrica e lideranças comunitárias da cidade. A equipe de fiscalização encontrou uma situação no mínimo calamitosa.

Pelos dados levantados, a CAGEPA distribui por dia ao DAESA, uma oferta de 275 litros/pessoa da cidade de Sousa, isso significa três vezes mais do que recomenda a Organização Mundial de Saúde. A ausência de manutenção e investimentos na rede de distribuição de água pela DAESA deixou a cidade nesta situação. No entanto, o SINDIÁGUA-PB lembrou que o objetivo principal é que a população de Sousa tenha água tratada e saneamento de qualidade e questões de responsabilidades será apurada pela Justiça. O importante mesmo é resolver o problema de acesso à água e esgoto da cidade.

Esgoto que vai parar no Rio do Peixe

O vice-presidente do SINDIÁGUA-PB, Geraldo Quirino, explicou a razão do Sindicato de Trabalhadores da CAGEPA estar em visita à cidade mais uma vez para verificar a situação da cidade de Sousa quanto ao saneamento.

“Desde 2017 a gente vem acompanhando Sousa neste sentido e agora a situação está muito pior. Somos uma entidade que nos preocupamos com o saneamento no Brasil, com o esgoto e seu tratamento e destino, água potável, seu tratamento sua qualidade para o povo brasileiro e por isso, estamos presentes neste momento. Saneamento Básico é saúde pública preventiva, a gente está prevenindo as doenças quando a gente dá água tratada de qualidade e faz a coleta, o transporte e o destino final do esgoto sanitário. O que a CAGEPA ganha com isso? Ganha a saúde da população e não visa lucro. O município de Sousa não tem experiência e muito menos expertise para fazer isso e está fornecendo um serviço precário, pois poço sem tratamento, sem saber a qualidade da água é uma irresponsabilidade. É um desserviço a população de Sousa. Nossa proposta é que o saneamento de Sousa volte para a CAGEPA. A questão de dívida entre a DAESA e CAGEPA não interessa, o que interessa é saneamento básico de qualidade e água na torneira de qualidade”, explicou Geraldo.

Ao fim da reunião foram tomados alguns procedimentos a serem implementados como a formação de uma frente jurídica para atuar no caso; a realização de mobilização por bairros para a realização de uma audiência pública ampla; além da testagem da água distribuída pelo DAESA e por poços; e a realização de um grande ato em defesa do saneamento público no dia 22 de março 2023, Dia Mundial da Água.

Leia também:

Operação da Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra detento da Colônia Penal de Sousa

A 11 dias da posse, João Azevêdo recebe adesão de deputado do Sertão, eleito pelo União Brasil

Aposentada de 85 anos aciona Prefeitura de Sousa na justiça para tentar receber carro que ganhou no sorteio do IPTU

Com informações de Sindiágua-PB