VÍDEO! Briga dos irmãos Chico e João Estrela pode terminar em despejo de famílias carentes em Sousa, Sertão da PB

Alguns moradores do distrito Lagoa dos Estrelas, no município de Sousa, Sertão paraibano, estão resistindo às tentativas de despejo autorizado pela Defesa Civil Municipal, que afirma que os imóveis ocupados por eles foram construídos de forma irregular e ameaçam desabar.

As construções pertencem aos irmãos Francisco Marques Estrela, conhecido por Chico e João Marques Estrela, advogado e ex-prefeito de Sousa.

Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Sousa, acompanhadas da Polícia Militar, tentaram novamente realizar a retirada das famílias e a demolição das casas na manhã da última terça-feira (21). Houve, inclusive, corte no fornecimento de energia. Mas os moradores não saíram, alegando que eles não têm para onde ir.

Reportagem produzida pelo portal Diário do Sertão esteve no local e ouviu além dos dois herdeiros das terras, um auxiliar da Defesa Civil e uma representante dos moradores que correm risco de despejo.

Assista ao vídeo da TVDs:

O senhor Francisco Marques Estrela afirma ser proprietário de uma parte do terreno onde os imóveis foram construídos e que seu irmão, o advogado e ex-gestor municipal João Marques Estrela, é quem estaria tentando despejar as famílias porque teria interesse em adquirir o terreno por completo. Segundo ele, seriam mais de 30 imóveis e cerca de 40 famílias ameaçadas de despejo.

Francisco conta que a segunda tentativa de despejo foi motivada após um dos imóveis desabar sobre o morador, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Mesmo assim, ele insiste que as famílias continuem no local, pois elas não têm condições de pagar aluguel.

“O que é meu é deles. Eles não pagam aluguel. Vão sair pra onde? Eles não estão alojados? Não tem uma pessoa que é dono do terreno e dono das casas? Eu queria ter condições de construir mais pra alojar eles”, disse Francisco.

O advogado João Estrela nega que as tentativas de despejo sejam motivadas por disputa familiar, e ele  afirma que a quantidade de famílias residindo nos imóveis é bem menor do que o que foi dito pelo seu irmão.

Leia mais: VÍDEO! Denis Formiga “entra na briga” pela presidência da Câmara de Sousa, Sertão da PB

Segundo Estrela, após o desabamento do imóvel e a morte do morador, a Polícia Civil instaurou um inquérito e comunicou à Defesa Civil, que por sua vez constatou, através de laudo de engenheiros do município, que as construções seriam irregulares e estariam comprometidas. O laudo recomenda imediata desocupação e demolição dos imóveis.

“Eu sou inventariante das terras, mas lá está a cargo da Defesa Civil. Eu tenho um irmão que fica dizendo que sou eu que fica incentivando. Mas a verdade é que foi feito um laudo de umas construções que ele fez lá, mas as edificações não correspondem a nada. Duas delas caíram, mataram um rapaz, e as outras foram vistoriadas pelo departamento de engenharia e recomendaram a imediata desocupação e demolição”.

A versão contada pelo advogado João Estrela foi confirmada pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Sousa, Hélder Carvalho, e também por Francisco Franco, um dos auxiliares responsáveis pela Defesa Civil.

A agricultora Maria das Graças, que reside há três anos no Lagoa dos Estrelas, agora está morando de favor na casa de uma amiga porque teve que deixar o imóvel onde ela morava, após a ameaça de demolição.

“Não façam isso com os cidadãos. Eu tenho três filhos, dois especiais, não tenho condição de pagar aluguel. Todos nós somos pobres, somos humildes. Isso é errado. A Justiça tem que chegar a isso; saber que a população é pobre, é humilde. Eu peço até pelo amor de Deus, deixa a população aqui, manda ajeitar as casinhas”, desabafou a agricultora, em apelo.

Leia também:

VÍDEO! Em entrevista exclusiva para Sousa-PB, ministro da Saúde fala sobre Covid-19 e interferência dos filhos de Bolsonaro

Fábio Tyrone sanciona lei que garante décimo terceiro salário para prefeito, vice e vereadores de Sousa

VÍDEO! Após show para multidão em Sousa, Geraldinho fala sobre Missão Resgate, Papa Francisco e política

Diário do Sertão