Comarcas de Sousa e Cajazeiras finalizam o 1º Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção

As equipes dos Núcleos de Apoio das Equipes Multidisciplinares (Napems) das Comarcas de Sousa e Cajazeiras, no Sertão do estado, concluíram o 1º Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção – 2022. No total, 38 pessoas participaram do Curso, que foi realizado por meio da Plataforma Zoom, entre os dias 7, 14 e 21 deste mês. O juiz da 7ª Vara Mista de Sousa, Vinícius Coelho, disse que a capacitação não é uma mera formalidade.

“É uma etapa do processo de habilitação em que o participante entende a importância das regras da adoção legal, sana suas dúvidas e confirma o chamado para paternidade ou maternidade”, pontou o magistrado, que participou da mesa sobre “Os Aspectos Jurídicos da Adoção”.

O juiz relatou que durante o Curso à Adoção, constatou a participação de pessoas domiciliadas nos mais diversos municípios do Estado.

“Portanto, a cooperação entre equipes interdisciplinares de duas regiões e a escolha do meio virtual para a realização do curso devem ser destacadas. Essas soluções permitem um maior alcance para eventos dessa natureza”, avaliou Vinícius Coelho.

A Comarca de Sousa também atende os municípios Sousa, Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José de Lagoa Tapada, Uiraúna, Vieirópolis. Já a competência da Comarca de Cajazeiras é atendida pelas cidades de Bom Jesus e Cachoeira dos Índios.

Leia mais: VÍDEOS! O emocionante agradecimento de Heron Cid ao receber o título de cidadão pessoense

De acordo com a psicóloga do Napem de Sousa, Fernanda Cavalcanti de Medeiros, durante os três dias do evento, foi reunir especialistas sobre o processo de adoção, os quais promoveram debates, mesas redondas, além de pessoas que contaram suas experiências sobre adoção.

Participantes do curso online

Entre os profissionais convidados, estavam o psicólogo do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CCA), Fillipe Gonçalves Araújo; a diretora executiva do Grupo de Estudo e Adoção de João Pessoa (Gead), Valeska Rodrigues; a professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sousa, Clariça Ribeiro; a professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Santa Maria, Leilane Cristina; a pedagoga do Napem de Sousa, Socorro Sarmento; e a promotora de Justiça, Fernanda Pettersen de Lucena.

“A iniciativa da parceria entre as duas comarcas se deu em virtude da demanda crescente de pessoas que desejam adotar na Região do Alto Sertão paraibano e o curso é um requisito indispensável ao processo de adoção”, informou Fernanda Cavalcanti de Medeiros

Na avaliação da psicóloga do Napem de Cajazeiras, Tatiana Alves Pereira Oliveira, a promoção do curso de forma virtual facilitou a participação dos pretendentes.

“Isso porque a atuação do Napem abrange vários municípios das comarcas de cada Circunscrição, proporcionando um maior alcance das pessoas que desejam adotar uma criança ou adolescente”, explicou.

Leia também:

VÍDEO! Briga dos irmãos Chico e João Estrela pode terminar em despejo de famílias carentes em Sousa, Sertão da PB

VÍDEO! Em entrevista exclusiva para Sousa-PB, ministro da Saúde fala sobre Covid-19 e interferência dos filhos de Bolsonaro

Fábio Tyrone sanciona lei que garante décimo terceiro salário para prefeito, vice e vereadores de Sousa

Ascom/TJPB