Casarão onde morou cangaceiro do bando de Lampião em Nazarezinho é tombado pelo patrimônio histórico da Paraíba

Importante pelos aspectos históricos e culturais, um imóvel situado na zona rural de Nazarezinho, Sertão paraibano, acaba de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). A publicação na primeira página do Diário Oficial do Estado coincide com a mesma data em que o município completou 60 anos de emancipação política, ou seja, o último dia 22 de dezembro.

O local conhecido como a “Casa de Chico Pereira” fica no Sítio Jacu e possui também valores gerados por uma riqueza de detalhes arquitetônicos. Além do mais, foi morada dos familiares, e do próprio Chico Pereira, integrante do bando de Lampião até por volta dos anos 20 do século passado.

No ato assinado pelo governador João Azevêdo, levando em conta todo um processo de estudos do órgão estadual, estabelece que, “para efeito do tombamento o IPHAEP tomará as providências cabíveis, em cumprimento à legislação vigente”.

Leia mais: VÍDEO! Ao rebater críticas da oposição, Gerôncio Júnior admite que irmãos o auxiliam na Prefeitura de São Francisco, Sertão da PB

Como conta o professor e geógrafo Romero Cardoso, Chico Pereira ingressou no cangaço devido aos desdobramentos posteriores ao assassinato do genitor, de nome João Pereira, Coronel da guarda nacional. Alvo das disputas políticas sousenses, o Coronel João Pereira faleceu na famosa fazenda Jacu, depois de batalha em seu barracão, quando da construção do açude de São Gonçalo. Conforme o neto Francisco Pereira Nóbrega, morreu clamando ” Vingança Não!”, título do mais conhecido livro de autoria do ex-sacerdote católico.

Leia também:

Policiais militares são homenageados em solenidade comemorativa aos 13 anos do Batalhão de Sousa

VÍDEO! Secretária e vereadora aliadas de Tyrone “brigam” durante programa de rádio em Sousa. “Lhe procuram para trocar saúde por voto”

VÍDEO! Ao confirmar pré-candidatura a deputado estadual, Zé Célio assegura que já ajudou Fábio Tyrone e André Gadelha