Durante Live, João Neto e Laércio Filho discutem potencialidades de Aparecida. “Criar o Dia D do Comércio”

Seguindo o cronograma das Lives, o vereador João Rabelo de Sá Neto (PL) utilizou na última quinta-feira (16) suas redes sociais para debater os principais assuntos de interesse da sociedade do município de Aparecida, Sertão paraibano.

O tema dessa semana foi “Cultura como necessidade básica: Lei de Emergência Cultural e o enfrentamento à pandemia”, que contou com a participação do historiador e produtor cultural, Laércio Ferreira Filho.

Leia mais: Em sua primeira Live, João Neto diz que pessoas comprometidas com educação precisam inovar após a pandemia 

Durante a mediação da Live, João Neto aproveitou para discutir assuntos como: a importância da cultura na construção identitária de um povo; o panorama histórico vivenciado pela cultura até os dias atuais; cultura e democracia dentro da conjuntura política atual.

Por sua vez, Laércio Filho disparou posicionamentos pertinentes transformando o debate em uma ferramenta de conhecimento para as pessoas que acompanharam pelo Instagram e pelo Facebook do parlamentar.

“Ver que a classe artística tem de lutar em defesa da democracia pela forma democrática como a arte age, inclusive formando opiniões, dando liberdade para as pessoas pensarem, para as pessoas agirem e sem amarras, sem a misqueis de estar controlando o pensamento, então para os ditadores, para as pessoas que tem raiva da democracia a cultura é uma ameaça e talvez por isso ou por isso que a gente tem sofrido tanto ataques”, destacou Laércio.

Potencializando a cultura do município

Já o vereador João Neto destacou o Shopping das Redes como forma de potencializar o comércio local associada a geração de emprego e renda. Da conversa surgiu a ideia de criar o Dia D do Comércio de Aparecida.

“Eu acho que poderia potencializar o Shopping das Redes com uma festa do Dia das Redes de Aparecida, e aí fazer o que com isso? Juntar todos os redeiros em uma praça pública fazer uma feira bonita pra gente poder organizar e criar um dia, um dia vamos dizer um dia “D” do comércio de Aparecida daquele pessoal que trabalha essa cultura das redes em Aparecida porque assim a gente percebe que não é só os redeiros que estão ali não, não e só o pessoal do Shopping da Redes não. Ali hoje gera mais de 500 empregos indiretamente você passa nas casas em Aparecida tá uma mulher fazendo uma bainha, uma mulher fazendo um desfiado, tá uma mulher ajeitando uma rede, tá uma outra botando um cordão em uma rede e aí são todos e muita potencialidade que o nosso município tem na questão cultural principalmente na parte do artesanato e não é explorado, não é aproveitado e nem tão pouco reconhecido. Eu acho que o que falta de fato para esse povo, pra nossa gente, para o nosso povo aparecidense é exatamente o reconhecimento de tudo que existe”, disse João Neto.

A discussão também girou em torno da Lei Emergencial (PL 1075/20) que destina R$ 3 bilhões para ações emergenciais no setor cultural, sendo desse valor R$ 73 mil destinados a Aparecida. No tocante as potencialidades culturais do município, Laércio relembrou o papel de destaque de Manoel Ferreira Damião, o “Manoelzinho”.

“No caso de Aparecida eu digo sempre talvez seja até uma vaidade minha e se for peço perdão, mas é uma vaidade boa eu diria eu sempre via Aparecida como uma cidade altamente cultural, uma cidade com um enorme potencial cultural, eu aqui cheguei ainda distrito, cheguei em Aparecida em 1983, Aparecida pequenininha, distrito mais com uma história e com uma vocação pra cultura extraordinária, que não vem só dos anos 80, vem antes nos anos 60 com Manoelzinho, Hildener, Dioberto Lopes e outras pessoas aqui de Aparecida já produziam muita arte, já fazia teatro, já fazia músicas, poesias, ensinava paixão de cristo já tinha uma série de atividades, eu vou mais para trás ainda quando Aparecida ainda era povoado o que originou o povoado de Aparecida foi uma feira, uma feira livre é um elemento altamente cultural depois veio a festa de Noite de Ano que ela que começou no final dos anos 20 e início dos anos 30 e a festa de Noite de Ano foi durante muito tempo o mais importante Réveillon do Sertão e até talvez da Paraíba”, relembrou Laércio Filho.

Encontro semanal

Detentor de dois mandados (2013 a 2016 e 2017 a 2020), o parlamentar está utilizando as suas páginas  Instagram/João Neto Facebook/João Neto, todas as quintas-feiras, às 18 horas, para falar sobre Educação, Saúde, Cultura, Reforma Agrária, Assistência Social, Agricultura, Esporte, Potencialidades e Política.

Leia também:

Notificada a 14ª morte por Covid-19 em Sousa e casos confirmados já passam de 1.000

Sobe para 13 o número de mortes causadas pela Covid-19 em Sousa. Mais dois óbitos estão em investigação

Janily Cristina promoverá Live Solidária para ajudar músicos e trabalhadores da produção de shows