Covid-19 em Sousa: com 9 mortos e 835 casos confirmados, MP recomenda fechamento de bares, mas prefeito e deputado participam de aglomeração

Com 215 novos pacientes infectados pela Covid-19 na última semana, o município de Sousa, Sertão paraibano, passou de 620 para 835 casos confirmados da doença transmitida pelo novo coronavírus. Os dados constam no 111º boletim epidemiológico divulgado neste sábado (11) pela Secretaria Municipal de Saúde. Clique AQUI e confira o documento!

A estatística ainda revela 238 casos suspeitos e 473 descartados. Do total de pacientes contaminados, 468 estão recuperados, 349 cumprem isolamento domiciliar, 09 se encontram hospitalizados (seis em enfermaria e três em UTI) e mais 09 faleceram.

Confira a relação de óbitos em Sousa

  1. Mulher de 67 anos, dia 11 de maio, residente no Bairro São José;

  2. Mulher de 64 anos, dia 09 de junho, residente no Bairro André Gadelha;

  3. Mulher de 55 anos, dia 23 de junho, residente no Bairro Alto do Cruzeiro;

  4. Mulher de 38 anos, dia 25 de junho, residente no Bairro Jardim Iracema;

  5. Homem de 80 anos, dia 30 de junho, residente no Distrito de São Gonçalo;

  6. Mulher de 69 anos, dia 04 de julho, residente no Bairro Mutirão;

  7. Homem de 68 anos, dia 04 de julho, residente no Bairro Mutirão;

  8. Homem de 31 anos, dia 08 de julho, residente no Distrito de São Gonçalo;

  9. Homem de 78 anos, dia 08 de julho, residente no Bairro Mutirão.

Recomendação do MP

Com o avanço da doença, o Ministério Público (MPPB) emitiu na última quinta-feira (09) uma recomendação para que a Prefeitura de Sousa decrete o fechamento de bares, restaurantes e espetinhos, bem como fixe horário de funcionamento do comércio varejista de modo a restringir o fluxo e aglomeração de pessoas nos estabelecimentos comerciais e passeios públicos.

Entre outros fatos considerados, o documento assinado pela promotora de justiça Ana Maria de França Cavalcante alerta “que após a reabertura do comércio em geral no Município de Sousa houve um aumento vertiginoso de casos de COVID-19 e que a população não vem obedecendo adequadamente as normas de isolamento e distanciamento social”. Clique AQUI e confira a recomendação do MP!

Comportamento do gestor

24 horas após a publicação do MP, o prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) foi flagrado em um restaurante da “Cidade Sorriso” em tese, desrespeitando as normas editadas por ele mesmo, quanto aos cuidados de distanciamento e uso de máscaras nos locais autorizados para funcionamento.

Na ocasião Tyrone estava acompanhado do deputado Lindolfo Pires (Podemos), de quatro vereadores da Câmara de Sousa, além de outros aliados políticos. A comitiva vinha de solenidades de inauguração em alusão aos 166 anos de emancipação política do município.

A imagem que circulou nas redes sociais mostra nove pessoas abraçadas, porém é possível observar que apenas o vereador Aldeone Abrantes (PTB) usava máscara de proteção.

Até o momento a Prefeitura não se pronunciou se vai ou não atender a recomendação do Ministério Público.

Leia também:

VÍDEO! Ozonioterapia: o gás da beleza que ajuda no tratamento da Covid-19 chega a Sousa, Sertão da PB

Presente para Sousa: Blog do Levi completa dois anos com praticamente 7 milhões de visualizações

Homem de 78 anos morre e número de óbitos causados pelo novo coronavírus aumenta para nove em Sousa