VÍDEO! Ozonioterapia: o gás da beleza que ajuda no tratamento da Covid-19 chega a Sousa, Sertão da PB

A terapia com os gases ozônio e oxigênio realizada em mais de 100 pacientes contaminados com o novo coronavírus teve resultados positivos no combate a doença. Mas, afinal, o que é a ozonioterapia e qual é o papel dela na luta contra a Covid-19?

Trata-se de um procedimento terapêutico que consiste na aplicação de uma mistura de gases oxigênio e ozônio podendo se dar por diversas vias. O ozônio possui propriedades antissépticas anti-inflamatórias, é capaz de modular o estresse oxidativo, pode melhorar a circulação periférica e oxigenação e, por isso, pode ser indicado, assim, como tratamento auxiliar para diversas doenças, como problemas circulatórios, queimaduras, inflamações, além de ativar a imunidade. Confira vídeo no final desta reportagem!

Em Sousa, Sertão da Paraíba, esse procedimento chega pelas mãos da biomédica e enfermeira Mauricélia Abrantes, especialista em Estética Avançada, Dermatologia, Saúde Mental e Auditoria. A profissional em saúde também é Residente em Harmonização Facial programa MIPPS (Procedimentos Minimamente Invasivos em Cirurgia Plástica) em Miami nos Estados Unidos, possui o Mestrado Saúde e Sociedade na Faculdade de Medicina de Mossoró-RN (FACS) e Doutoranda em Ciências Médicas em Rosário na Argentina.

“É importante deixar claro que esta terapia não substitui as avaliações e procedimentos médicos, mas sim é utilizada para evitar ou diminuir tempo de internação, bem como diminuição da gravidade de sintomas”, diz Mauricélia.

Leia mais: 117 idosos passam por testes da Covid-19 em Sousa. Município tem 284 casos confirmados

Aparelho utilizado por Dra. Mauricélia

Ainda de acordo com a especialista,, no Brasil, a ABOZ (Associação Brasileira de Ozonioterapia) iniciou no mês passado o primeiro estudo sobre sua aplicação no tratamento da Covid-19 em pacientes internados, pois de acordo com eles a técnica tem se mostrado eficaz “como terapia complementar no tratamento de doenças virais como a Influenza Aviária, SARS.

“É fundamental ressaltar as principais propriedades da Ozonioterapia como a redução da hipóxia a nível celular e molecular; a ativação do metabolismo; a melhoria da reológico sanguínea; a estimulação do sistema de defesa antioxidante e ação imunomoduladora capaz de suprimir a citotoxidade auto reativa celular, desta forma mostrando-se como uma terapêutica útil para modular a cascata de citoquinas pró-inflamatórias”, completa.

Outros especialistas entendem que o estudo se justifica principalmente em função da possibilidade futura de contribuição para a melhora, tanto na prevenção, como no tratamento das angústias respiratórias, dados os mecanismos do ozônio e a gravidade da Covid-19.

Assista ao vídeo:

Leia também:

Presente para Sousa: Blog do Levi completa dois anos com praticamente 7 milhões de visualizações

Homem de 78 anos morre e número de óbitos causados pelo novo coronavírus aumenta para nove em Sousa

Energisa inaugura nova sede em Sousa com estrutura para atender cerca de 126 mil clientes