Açude de São Gonçalo perde 4 milhões de metros cúbicos de água, após atualização da AESA e ANA

As capacidades dos principais açudes paraibanos foram atualizadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e Agência Nacional das Águas (ANA). O trabalho em conjunto utilizou tecnologia avançada com medições a laser e revelou que dos nove reservatórios avaliados, seis comportam mais água do que apontavam os cálculos anteriores.

Em Sousa, no Sertão, o Açude de São Gonçalo comporta 40 milhões de metros cúbicos, uma diferença negativa de 9%, tendo em vista que o manancial desde a época de sua construção comportava 44 milhões e 600 mil metros cúbicos de água.

Leia mais: VÍDEO e FOTOS! Interditada há mais de um ano, gruta de São Gonçalo está abandonada pela Prefeitura

Mãe d’Água, em Coremas, suporta 545 milhões de metros cúbicos, ou seja, menos 4,05%. A maior divergência apontada pela atualização ocorreu no reservatório de Pilões. Localizado no município de São João do Rio do Peixe, o açude tem 39,32% menos capacidade do que o esperado: 7,8 milhões de metros cúbicos.

O açude Coremas, localizado na cidade de Coremas, comporta 744 milhões de metros cúbicos, 25,77% acima do registrado no sistema de medição anterior. Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, comporta 293 milhões, 15,14% a mais que o esperado. No açude do município de Santa Inês, o ganho foi de 13,67 %.

A atualização das chamadas CAV’s (sigla para cota, área e volume) também revelou que o reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão, é capaz de reter 466 milhões de metros cúbicos. Um volume de água 13,32% maior que o registrado no antigo sistema de medição. Nos açudes Jatobá II e Lagoa do Arroz, as diferenças também foram positivas: 11,43% e 0,21, respectivamente.

Leia também:

Dra. Paula propõe cortes nos salários dos políticos em vez de punir os mais humildes com o ‘pente-fino’ no INSS

Citado na Operação Calvário, IPCEP já faturou R$ 22 milhões do Governo do Estado este ano

Corpo de Aniobel Vicente será sepultado neste domingo em Sousa, Sertão da Paraíba

SecomPB