Avanço para RN e PB: especialista reproduz técnica robótica durante cirurgia de próstata

Os pacientes que são operados para cirurgia benigna da próstata (aquela para o paciente urinar melhor) ou seus acompanhantes sabem do incômodo que é ficar trocando o soro da irrigação da bexiga. O tempo todo um trabalho exausto e cansativo. E quando a sonda obstrui fazendo o paciente sentir dor é que o transtorno psicológico aumenta mais ainda.

O urologista Máximo Pinto incansavelmente vem buscando melhorias e modernizando a cirurgia laparoscópica no Sertão paraibano e no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (14), o especialista reproduziu com êxito em um paciente da cidade de Sousa-PB, uma técnica inicialmente usada na cirurgia robótica em que não é necessária irrigação da bexiga, como sangramento pós operatório quase nulo.

Leia mais: Aos 70 anos, paciente da cidade de Sousa não resiste ao coronavírus e morre em hospital de Patos

O procedimento foi realizado com sucesso com a retirada do adenoma (a parte crescida da próstata) e não foi necessário uso de irrigação da bexiga, trazendo um ganho e um conforto enorme para o paciente e seu acompanhante, que não precisou passar a madrugada à fio trocando soros na sonda.

“É preciso acrescentar que essa cirurgia representa um ganho financeiro e logístico significativos, na medida em que se economiza soro fisiológico, quando o comum é gastar de 20 a 30 litros de soro”, explicou Doutor. Máximo.

Sousa se torna referência em cirurgia por videolaparoscopia. “Estamos pensando em novos desafios”, diz urologista

VÍDEO! Com pequenos cortes na pele, médico urologista retira cálculo renal de 5 cm em paciente de 37 anos

Por videolaparoscopia: urologista realiza cirurgia rara em criança que sofria de perda urinária contínua em Sousa 

Acompanhe o trabalho do urologista Máximo Pinto nas redes sociais – @drmaximopinto – e confira outras invocações utilizadas nas técnicas cirúrgicas.

Leia também:

VÍDEO! Governador assina convênios para construção de creches em Vieirópolis, São Francisco, Lastro e mais 101 municípios

VÍDEO! Prefeito de Sousa descarta São João com grandes atrações. “É muito mais para prestigiar os artistas da casa”

VÍDEO! Fabio Tyrone não estima data para convocar concursados; gestor promete entregar obras da rodoviária e do portal até abril