Sousa se torna referência em cirurgia por videolaparoscopia. “Estamos pensando em novos desafios”, diz urologista

Nos últimos anos o município de Sousa, Sertão da Paraíba, tem se destacado como polo de cirurgias complexas e modernas, realizadas pela técnica de videolaparoscopia, tornando a “Cidade Sorriso” referência na realização de procedimentos complexos e minimamente invasivos. Antes os pacientes necessitavam deslocar-se para grandes centros como João Pessoa ou Recife.

O médico Máximo Pinto, pioneiro na videolaparoscopia urológica na região, explica que no início os pacientes tinham receio por se tratar de algo novo, mas com a realização das primeiras cirurgias esse temor foi afastado.

“Com a realização de procedimentos inédito e raros com o uso de câmeras a realidade foi mudando e tornando Sousa em uma cidade polo para esse tipo de cirurgia. A prova é que nossa região já soma mais de 50 grandes cirurgias realizadas”, disse.

Leia mais: TCE apura super salários de até R$ 40 mil e excesso em renovação de contratos na Prefeitura de Sousa

Na semana passada um paciente foi submetido a retirada de um “gigante” cálculo renal enquanto outro passou pela correção de estreitamento congênito no ureter (canal do rim).

“Procedimentos como esses eram impensáveis há alguns anos, porém agora que realizados, já estamos pensando em novos desafios”, frisou Dr. Máximo.

Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que realiza procedimentos cirúrgicos do abdômen e seus órgãos internos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

Leia também:

VÍDEO! Vereador Koloral acusa Lindolfo Pires de perseguição política em Sousa. “Suplentezinho”

Agente do Peva é o 158º paciente a não resistir ao coronavírus em Sousa; Secretaria de Saúde emite nota de pesar

VÍDEO! Preso na Bahia acusado de matar agente da FUNDAC na região de Sousa; delegado revela detalhes da captura