Sousa recebeu 55 caixas de testes rápidos. “Falta apenas o Município mandar buscar”, diz secretário

O secretário de Saúde do Estado da Paraíba disse que foram enviadas 55 caixas de testes rápidos para o município de Sousa, Sertão, para serem utilizados no combate à Covid-19. A declaração foi dada durante sessão online realizada pela Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (14).

“Nós temos hoje 50 caixas de testes rápidos aí em Sousa. Já está disponível na Gerência [10º Núcleo de Saúde]. Falta apenas o município mandar buscar”, disse Geraldo Medeiros.

Leia mais: Jovem morre afogado em açude da região de Sousa

Cada caixa contém entre 20 e 25 testes rápidos. Sendo assim entre 1.000 e 1.250 testes rápidos foram enviados para Sousa. Cada caixa dos testes do tipo IgC contém 25 testes e os dos tipo IgC e IgM, 20 unidades em cada caixa.

Além dessa remessa, outras cinco caixas (entre 100 e 125 testes) haviam sido enviadas anteriormente para a UPA e para o Hospital Regional de Sousa.

“Aí [cidade de Sousa] está totalmente abastecida de testes rápidos’, explicou o secretário estadual.

Critérios

Geraldo Medeiros explicou ainda que é preciso obedecer um critério para que os testes possam ser realizados na população.

“O critério de uso do teste rápido é a partir do 8º ao 10º dia do início dos sintomas”, finalizou.

Primeiro óbito

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Sousa foi notificado no último dia 26 de março. Já o primeiro óbito ocorreu na madrugada da última segunda-feira (11). A vítima é uma mulher de 67 anos de idade, que residia no Bairro São José.

Leia também:

Aumenta para 47 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Sousa

Sousa tem salto de 35 para 41 casos confirmados do novo coronavírus em um só dia

Bebê de apenas quatro meses morre em hospital após se engasgar em Sousa