Operação Noteiras: GAECO, polícia e Receita nas ruas de Sousa e mais três cidades da Paraíba

A Secretaria de Estado da Fazenda, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária, com apoio do GAECO, realizam na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Noteiras. O objetivo é dar cumprimento a 10 mandados de prisão, sendo cinco preventivas e outras cinco temporárias, e 14 mandados de busca e apreensão, determinadas pela 6ª Vara Criminal da Comarca de João Pessoa.

Os mandados de prisão preventiva, prisão temporária e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências, empresas e escritórios de contabilidade dos envolvidos, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

A operação tenta desarticular um esquema de fraude fiscal estruturada, envolvendo uma Organização Criminosa e um grupo de empresas que, juntas, movimentaram, de forma ilícita, aproximadamente R$ 200 milhões em mercadorias e notas fiscais inidôneas.

Leia mais: VÍDEO! Após chuva de 40 mm, nova gestão aponta falhas em obra do campo de futebol de Aparecida

Durante as investigações, constatou-se a existência de uma organização criminosa especializada na constituição de empresas de fachada que simulam operações de compra e venda de mercadorias, com o fim de acobertar operações realizadas por outras empresas que, por sua vez, funcionam com ares de regularidade, promovendo a circulação de mercadorias sem o recolhimento do imposto devido.

Será concedida uma entrevista coletiva, às 10hs, na Central de Polícia, na cidade de Campina Grande.

Leia também:

VÍDEO! Universidade da Inglaterra convida sousense para restaurar obra de renomado pintor francês

Policial ganha prova feminina do Rhema em Sousa, Sertão da PB

O ciclo solar e sua possível influência no volume de água do Açude de São Gonçalo