Feriados em dias úteis crescem em 2020. Confira como aproveitar as melhores datas

Em 2020 o brasileiro vai descansar mais. De acordo com o Calendário 365, o ano que vem terá nove feriados nacionais em dias de semana, quase o dobro de 2019. Com isso, o impacto na área turística tende a crescer.

Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.

Para a coordenadora da Escola Superior de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, o impacto dos feriados no turismo do Brasil é positivo. ‘‘As pessoas tendem a buscar por destinos próximos, onde entram na disputa atrativos regionais e, dependendo da quantidade de dias, até destinos nacionais’’, explica.

Para grande parte da população, os feriados são uma das poucas opções de descanso e período para viagens já que muitos trabalham ou estudam presencialmente. Por esse motivo, a coordenadora explica que é preciso se atentar às tarifas de alta temporada. ‘‘A grande maioria dos meios de hospedagem aplicam a tarifa de alta temporada, acrescentando até 30% aos valores das diárias’’, explica Grazielle.

Leia mais: VÍDEO! Tragédia de José da Penha: “foram cinco vidas de trabalhadores”, diz pai de Ryan

Apesar disso, caso haja um planejamento prévio, o feriado é uma boa ocasião para conhecer novos lugares. ‘‘É sempre um bom momento para viajar pelo seu estado e conhecer destinos turísticos próximos’’, diz a coordenadora.

Para os feriados de 2020, a dica é antecedência e planejamento. Quanto antes a organização for feita, mais condições de boas negociações podem acontecer. Segundo a especialista, não é só com passagens que o viajante deve se preocupar. É importante verificar restaurantes para reservar previamente, verificar a agenda cultural da cidade e garantir ingressos de eventos antes da data prevista, além de estudar opções para não gastar além do planejado.

Leia também:

Mantida condenação de acusado de matar homem a pauladas na cidade de Sousa

Em segundo lugar no estado, Sousa contabiliza cinco casos confirmados de sarampo

VÍDEO! “A Casa do Caminho” inaugura espaço para atender crianças e adolescentes em Sousa, Sertão da PB

Pg1