VÍDEO e FOTOS! A realidade da Escola Papa Paulo VI em Sousa: “depósito de crianças”

A realidade dos 660 alunos, 42 professores e 15 funcionários da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, Papa Paulo VI (ESPAVI), na cidade de Sousa, Sertão paraibano, mudou drasticamente desde o ano passado, quando a prefeitura iniciou a reforma do prédio onde a unidade de ensino funcionava.

Atualmente a escola está funcionando de forma improvisada em uma casa, no Bairro da Estação, mas o local apresenta vários problemas na sua estrutura.

Assista ao vídeo:

As imagens mostram vazamentos e infiltrações por todos os lados; problemas elétricos que colocam em risco a vida dos alunos; salas que não comportam o número de estudantes e o pior: banheiros dentro da própria sala de aula.

“As crianças estão depositadas lá, porque a gente pode considerar aquilo um depósito. Elas estão colocadas ali para dizer que o município está cumprindo com seu dever de levar educação às crianças, quando na verdade não está”, disse a vereadora Bruna Veras (PROS). “Não tem a mínima condição, estrutura alguma de continuar uma escola naquele lugar”, completa.

As professoras que lecionam na ESPAVI, além das dificuldades físicas que o prédio impõe, não têm direito sequer a privacidade. Salas amontoadas dificultam o aprendizado dos mais de 600 alunos.

Secretária admite problemas

Até mesmo a secretária de Educação de Sousa, Gilmara Formiga, reconhece que o atual prédio da ESPAVI não oferece um ambiente propício para a educação.

“Nos reunimos também com os professores na preocupação de atendê-los porque estão em um ambiente que, realmente, não é adequado para a estrutura escolar. Mas foi o único espaço que encontramos na cidade para acolher a quantidade de alunos”, justificou Gilmara.

Novo prazo para entrega da obra

Desde março de 2018 que a Prefeitura está reformando o prédio da ESPAVI. A entrega, que deveria ter ocorrido no final do mesmo ano. Agora, o novo prazo dado pela edilidade é o mês junho deste ano.

“A gente sabe das dificuldades, mas estamos juntos com os professores nessa luta. Ninguém mais do que eu e o prefeito tem essa ansiedade em retornar à escola, porque a gente tem uma preocupação no aprendizado dos alunos”, finalizou a secretária.

Leia também:

Prefeito de Marizópolis emite nota de pesar à família de jovem executado por suspeitas de latrocínio em São Gonçalo

Câmara de Sousa aumenta valores de contratos com advogados em quase 20%. Contadores faturam mais de R$ 11 mil por mês

VÍDEO! “Banho de sangue” em Sousa, PB: três mortos, um preso e dois foragidos. Saiba tudo!