VÍDEO! Igreja do Bom Jesus em Sousa comemora 205 anos do Milagre Eucarístico com missa ao ar livre

A Igreja do Bom Jesus Eucarístico Aparecido comemora, nesta segunda-feira (25), os 205 anos do Milagre Eucarístico na cidade de Sousa, Sertão paraibano.

Leia mais: ÁUDIOS! Padre Sérgio Mota revela que quer chegar a Sousa “devagarinho” 

Uma missa solene será celebrada pelo Padre Cláudio Praxedes às 19h na Praça do Milagre, no Centro da “Cidade Sorriso”. De acordo com o religioso, após a celebração haverá música ao vivo e venda de vários tipos de comida.

Toda a renda será revertida para a reforma do Santuário Bom Jesus.

Assista ao vídeo:

Sobre o Milagre Eucarístico

No dia 25 de março de 1814, dia da festa da Encarnação do Verbo, durante a celebração da Missa na pequena e primitiva Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (Igreja do Rosário), um feiticeiro negro, confessado no dia anterior, aproximou-se do Altar para receber a Comunhão. Quando o padre (provavelmente o padre Luiz José Correia de Sá, então vigário da época) colocou a Hóstia em sua boca, ele a retirou, escondeu-a nas dobras da camisa e saiu correndo de dentro do templo, entrando em um fechado matagal que havia perto. Após perceberem o fato, alguns fiéis gritaram angustiadamente que havia ocorrido um Sacrilégio e diante do desespero de alguns, puseram-se a perseguir o dito feiticeiro com medo de que o mesmo usasse a Hóstia como amuleto ou para rituais satânicos e isto trouxesse maldição e castigo para a região.

Alguns dias depois, um pastor tangia suas ovelhas entre os juazeiros, típicos da região, quando notou, curioso, que estas se ajoelharam em círculo em torno de um ponto fixo. Percebeu, pairando no ar sobre um capinzal, uma Hóstia com as ovelhas “montando guarda ao Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (GADELHA, 1986). A Sagrada Partícula resistira ao calor, às intempéries e se conservava de tal modo perfeita em sua alvura, que as mãos sacrílegas não a puderam profanar.

O pastor procurou o vigário e disse a ele: “Seu vigário, encontrei Nosso Senhor! Mas como sei que só Vosmecê pode pegar nEle, não trouxe a Hóstia. Vamos depressa, os carneiros ficaram botando sentido!” (GADELHA, 1986).

Indo depressa ao local e convocando a população local como testemunha, o vigário recolheu a Partícula numa Custódia de ouro e levou-a em procissão até a Igreja do Rosário, de onde fora roubada. Reza a tradição oral e popular que deste cortejo solene também participaram as ovelhas e cordeiros acompanhando, até chegarem a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. De igual forma, conta-se que era frequente a visita dos rebanhos ao pátio da matriz, mesmo após o crescimento da cidade.

No exato local onde foi encontrada a Sagrada Partícula sendo adorada pelo rebanho foi construída uma capela a partir de 1855, demolida na década de 1960 para construção de uma avenida. A atual Igreja do Bom Jesus, no mesmo local, teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1967 pelo Padre Lamberto Bogard. Em frente a esta Igreja também se erigiu em homenagem ao acontecimento a Praça do Milagre, que contém um monumento comemorativo.

Um vigário da referida Paróquia, o Padre Dagmar Nobre de Almeida, que escreveu um livro sobre o referido milagre, relata que foi testemunha ocular do seguinte fato: um rebanho de ovelhas e cordeiros subiram balindo, rodearam e bafejaram os escombros da velha Matriz do Bom Jesus, em fase de demolição. Ele completa afirmando que esse sinal extraordinário ocorreu no dia 20 de novembro de 1972, às 5 horas da manhã, quando se preparava para celebrar o Santo Sacrifício da Missa.

Leia também: