A cada dia, mais de três pessoas morrem de forma violenta na Paraíba

Morreram 613 pessoas na Paraíba vítimas de violência somente no primeiro semestre de 2018. Isso significa que a cada dia, 3,4 pessoas perderam a vida de forma violenta. O dado é do Monitor da Violência índice nacional de homicídios criado pelo G1, ferramenta que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. No Brasil foram registrados 26.126 mortes violentas no primeiro semestre de 2018.

O número consolidado até agora contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. O mapa faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Na Paraíba, somente para o mês de junho, o último com dados atualizados, foram registrados 107 homicídios. A taxa de mortes violentas por grupos de 100 mil habitantes, estatística adotada para equilibrar o índice de homicídio entre as cidades com muito e poucos habitantes, ficou em 2,6 mortes por grupo no mês de julho, a maior desde janeiro.

Dados do Monitor da Violência

Um total de 613 pessoas foram mortas mediante uso de violência de algum tipo.

número de mortes no 1º semestre caiu 2,3% em relação ao mesmo período de 2017

Nos seis primeiros meses de 2017 tinham sido contabilizadas 628 mortes, 15 a mais que 2018.

Somente em junho deste ano, 107 pessoas foram vítimas de mortes violentas.

O que diz o Estado?

O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, comentou que os esforços do estado resultou em seis anos de redução das mortes violentas na Paraíba.

Por sua vez, o coordenador do núcleo de Direitos Humanos da UFPB e do grupo de pesquisa em Violência e Segurança, Paulo Moura, destacou que a escalada no número de mortes violentas evidencia uma necessidade de uma política nacional de segurança.

G1