Sete anos depois: Lindolfo Pires se retrata e pede desculpas a Renato Gadelha por episódio das camas da UPA

Após decisão judicial expedida nesta segunda-feira (16) pela 1ª Vara Mista de Sousa, Sertão da Paraíba, assinada pelo juiz José Normando Fernandes, o secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer Lindolfo Pires (Progressistas) se retratou publicamente a respeito de declarações que foram dadas em 2017 contra o ex-deputado estadual Renato Gadelha durante entrevista à TV Diário do Sertão, que foi repercutida em todo estado da Paraíba.

Na época, Pires Neto, ocupando o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, disse que “um deputado estadual roubou” camas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após o grupo político de Renato Gadelha perder as eleições municipais de 2016 em Sousa.

Os advogados de Gadelha ingressaram com uma queixa-crime por calúnia, injúria e difamação contra Lindolfo. Sete anos depois, as partes chegaram a um acordo para que Pires Neto se retrate das declarações através de uma nota que deve ser publicada no portal Diário do Sertão.

Leia mais: Divulgada a programação do 6° Festissauro em Sousa; evento prestará homenagem especial ao ator Buda Lira

No texto da nota de retratação, Lindolfo Pires admite que a acusação contra Renato foi equivocada, mas reitera que foi comprovado ao longo do processo que as camas pertenciam ao Hospital João XXIII, do qual Renato Gadelha era sócio.

“Gostaria de esclarecer que minhas palavras naquele momento não refletiam a realidade dos fatos e acabaram gerando uma interpretação incorreta e injusta sobre a conduta do Dr. Renato Gadelha, a quem sempre tive consideração e respeito”, diz Lindolfo Pires Neto em um trecho da nota.

Leia a íntegra da nota de retratação:

“NOTA DE RETRATAÇÃO PÚBLICA
PROCESSO JUDICIAL Nº 080751-42.2020.8.0371
COMARCA DE SOUSA

Em virtude de acordo alçando nos autos nº 080751-42.2020.8.0371, em tramitação na Comarca de Sousa, Estado da Paraíba, venho por meio desta nota retratar-me publicamente em relação às declarações que fiz contra o Dr. Renato Benevides Gadelha.

No dia 17 de setembro de 2017, uma matéria publicada no Portal de Notícias Diário do Sertão divulgou uma acusação equivocada de minha parte, na qual afirmei que o Dr. Renato Gadelha havia retirado de forma inadequada bens da UPA de Sousa-PB. No entanto, como ficou comprovado ao longo do processo, esses bens pertenciam, na verdade, ao Hospital João XXIII, do qual Dr. Renato era sócio.

Gostaria de esclarecer que minhas palavras naquele momento não refletiam a realidade dos fatos e acabaram gerando uma interpretação incorreta e injusta sobre a conduta do Dr. Renato Gadelha, a quem sempre tive consideração e respeito.

Reafirmo, portanto, meu reconhecimento de que as acusações feitas foram inadequadas, e que em nenhum momento tive a intenção de questionar a honra e a integridade de Dr. Renato Gadelha, profissional e cidadão de destaque em nossa sociedade.

Autorizo a publicação desta Nota no Portal Diário do Sertão, no mesmo espaço onde a matéria original foi divulgada, a fim de corrigir o equívoco.

João Pessoa, 21 de agosto de 2024
Lindolfo Pires Neto”

Leia também:

Pesquisa Datavox em Sousa: Helder tem 51,2% contra 32,4% de Gilbertão; indecisos, brancos e nulos somam 16,4%

VÍDEO! Caravana Paraíba Contra o Câncer realiza dois dias de atendimentos e inaugura mamógrafo em Sousa

Com representantes de Cajazeiras, Sousa e Pombal, empossada nova diretoria da Associação Paraibana de Imprensa

Com informações de Diário do Sertão