Pelo segundo ano consecutivo a equipe da ST Gastro teve a sua produção científica aprovada para apresentação no prestigiado Congresso de Cirurgia Digestiva, o “Gastrão“, evento realizado há mais de 50 anos e organizado pelo Departamento de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da USP. em São Paulo.
Os autores da publicação são os médicos Jarismar Segundo, João Bosco Filho e Malu Dantas. O trabalho também contou com a participação dos acadêmicos João Pedro Maia e Maria Eliza Oliveira.
O tema a ser apresentado pela equipe da ST Gastro será “abdome agudo obstrutivo por volvo e suas possíveis correlações etiológicas entre pacientes descritos na literatura e em um serviço hospitalar da Paraíba“.
“A equipe ST Gastro se mantém atualizada, realiza produção científica e baseia suas condutas com as publicações mais recentes”, disse o médico João Bosco Filho, ao destacar a aprovação da produção científica.
Este ano o 51º Gastrão ocorrerá de 26 a 28 de junho no Centro de Convenções Rebouças na capital paulista com a presença confirmada de renomados profissionais da medicina no Brasil e de palestrantes internacionais.
A ST Gastro está localizada na cidade de Sousa, Sertão paraibano, e atua na realização de procedimentos cirúrgicos do aparelho digestivo. Nos últimos anos, a equipe formada por quatro médicos tem se destacado nas cirurgias por videolaparoscopia de hérnia, vesícula, apêndice, histerectomia, colo, pâncreas e bariátrica.
Os pacientes são operados no Hospital Santa Terezinha – em Sousa – e a depender do caso, podem receber alta no dia seguinte, como foi o caso de um idoso de 65 anos, residente na cidade de São Domingos (região de Pombal), submetido a uma cirurgia de hérnia através do método tecnológico da videolaparoscopia, no início de março deste ano.
Casado, aposentado e pai de quatro filhos, o homem sofria constantemente com dores abdominais. Segundo uma das filhas, a dor já estava radiando para a perna direita e o primeiro diagnóstico feito em Pombal – com auxílio de exames – indicou a doença. Após uma nova crise e posteriormente e avaliado no Hospital Santa Terezinha, veio a indicação do procedimento cirúrgico e a opção escolhida pela família foi pelo método da videolaparoscopia – forma minimamente invasiva ao corpo humano.
Relembre o vídeo da cirurgia:
Leia também:
Médico natural de Uiraúna recebe título de cidadania da Câmara de Vereadores de Sousa, Sertão da PB