Três alunos do ensino fundamental, da Escola SESI de Patos, Sertão da Paraíba, conseguiram com o apoio de professores desenvolver um bioplástico a partir da casca de banana, que originou um canudo biodegradável. A “casca canudo” evita o desperdício da casca da banana e encontra uma finalidade que ajuda o meio ambiente.
O projeto desenvolvido no laboratório de iniciação científica da Escola foi finalista da 21ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu na USP, em São Paulo, esta semana entre os dias 20 e 24. O assunto ganhou destaque em matéria publicada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira (23).
A inovação foi criada pelos alunos Rebecca dos Santos Oliveira, Gabrielli da Nóbrega Maia, Miguel Leite Almeida, e contou com a Orientação da professora, Janaina Larice de Brito Lucas, e Co-Orientação da professora Anni Mabelly Felipe Queroga Gouveia.
“O nosso bioplástico consegue ser solúvel e se degrada em muito menos tempo que o plástico normal, que leva centenas de anos… a gente conseguiu fazer teste que mostra que nosso bioplástico dura o tempo suficiente para consumir a bebida”, explicou a professora, Janaina Larice de Brito Lucas.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
Leia mais: Médico sousense tem carro metralhado pela polícia ao seguir para o Rio Grande do Norte
Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.
Assista ao vídeo do Jornal Nacional:
FIEP recebe representantes da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba
Nesta sexta-feira, 24, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, José William Montenegro Leal, o vice-presidente da FIEP e presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Estado da Paraíba, Romualdo Farias de Araújo, e o diretor tesoureiro do sindicato, Joaquim Francisco Sales Filho receberam na Casa FIEP, em João Pessoa, a visita do superintendente Regional do Trabalho, Abílio Sérgio de Vasconcelos Correia Lima, e o auditor-fiscal do trabalho, José Cursino Nunes Raposo.
Na ocasião, os representantes do Ministério Público do Trabalho conheceram a estrutura que o Sistema Indústria oferece na Paraíba para a oferta de cursos, serviços e informações estratégicas para profissionais e empresários. A FIEP mantém várias parcerias firmadas com o Ministério Público do Trabalho, voltadas para a promoção de capacitações, qualificação profissional, e com o intuito de ampliar a oferta de trabalho no setor industrial.
Equipe técnica do Sebrae se reúne com presidente em exercício da FIEP
Também nesta, nesta sexta (24) na Casa FIEP, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, José William Montenegro Leal, recebeu o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, para uma reunião estratégica com lideranças do Sistema FIEP, SESI, SENAI e IEL.
No encontro, a equipe técnica do Sebrae quis ouvir o setor industrial. As demandas levantadas irão compor um documento macro que será lançado pelo Sebrae/PB.
Leia também:
Zenildo Oliveira é condenado a pagar indenização de R$ 5 mil por danos morais a Marcondes Gadelha
Ascom/FIEPB