Apenas em 2022, foram desviados 231 GWh em energia elétrica. Os números são preocupantes, já que esse valor seria suficiente para abastecer toda a cidade de Patos por um período de 12 meses. Para mudar essa realidade, a Energisa tem intensificado as ações de combate a furtos, uma das prioridades da concessionária para manter, principalmente, a qualidade no fornecimento de energia.
De janeiro a dezembro de 2022, por exemplo, foram investidos R$ 25 milhões nessa frente, tanto em ações de inspeções e regularizações quanto em tecnologia de identificação de fraudes. Os esforços têm trazido bons resultados. Em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, a Energisa recuperou, no ano de 2022, mais de R$ 21 milhões, sendo R$ 4,4 em impostos, cerca de 12% a mais que em 2021. Recuperados, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétricas, por parte da Energisa, e em políticas públicas do Governo do Estado, por exemplo.
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Além de comprometerem a qualidade do fornecimento de energia, sobrecarregando o sistema elétrica, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, podendo ocasionar choques elétricos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. A população também pode sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.
“Infelizmente temos visto notícias frequentes de acidentes com a comunidade, ao tentar fazer esse tipo de ligação. Normalmente, quem pratica esse ato não tem conhecimento sobre eletricidade e nem utiliza os equipamentos de proteção necessários para trabalhar com a rede energizada. As equipes técnicas da Energisa passam por treinamentos específicos para mexer na rede elétrica com segurança”, alerta o gerente comercial da Energisa, Danillo Lélis.
Condições diferenciadas para regularização
Lélis acrescenta ainda que a empresa está aberta a negociações de débitos após a regularização da ligação de energia.
“Analisamos a situação de cada cliente, para que ele consiga regularizar sua ligação de energia e coloque em dia os seus débitos com a melhor condição possível”, explicou.
Para negociar, os clientes podem optar por um dos canais digitais disponíveis de sua preferência:
– GISA (gisa.energisa.com.br): assistente virtual disponível 24 horas por dia. Basta escrever a palavra Parcelamento e dar início a conversa.
– Agência Virtual (www.energisa.com.br): basta realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’.
– APP Energisa On: é só clicar no ícone Parcelamento.
Como denunciar gato de luz
Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na Gisa (opção 15), ou no site da Energisa (www.energisa.com.br).
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