VÍDEO! Professor natural de Sousa deixa tudo na Ucrânia para fugir da guerra. “Começar do zero aqui no Brasil”

O professor Daniel Tavares da Silva, de 37 anos, teve que deixar a Ucrânia poucos dias antes da guerra contra a Rússia e retornar ao seu lugar de origem para recomeçar a vida, pois deixou tudo no país europeu. Ele está na casa dos pais, na rua João Malvino Filho, Bairro Jardim Sorrilândia 1, na cidade de Sousa, Sertão paraibano, desde o último dia 8. Confira o vídeo no final desta matéria!

Sócio de uma academia de artes marciais, Daniel retornou à terra natal poucos dias antes dos primeiros confrontos na Ucrânia. Além do medo da guerra, o frio e a saudade da família – maior ainda após a morte do pai – contribuíram para o repentino retorno.

“Então eu disse: eu não vou ficar mais aqui, é muito perigoso; amigos ligando e falando, Daniel você tem que voltar, tem que sair daí. Eu resolvi sair”, frisou.

Ao Blog do Levi, o sousense falou também da preocupação de seus familiares na cidade de Sousa. Segundo Daniel, constantes pedidos para que ele voltasse ao Brasil eram feitos por seus parentes.

“Ligavam constantemente, mandavam mensagens, queriam que eu viesse logo. Estar sozinho em um lugar distante não é fácil”, disse.

Leia mais: Sousa contabiliza 170 óbitos causados pela Covid-19 após morte de mulher de 74 anos

Tavares afirmou ainda que 80% dos ucranianos inicialmente não acreditavam nos ataques russos, e que agora, os militares não se sentem intimidados com os ataques inimigos.

Ele também afirmou que diariamente mantém contatos com amigos de várias nacionalidades que continuam na Ucrânia.

O sousense disse ainda que com o retorno ao Brasil, a academia ficou com o amigo Sergey Ygorovich, um soldado ucraniano que está lutando e teve que fechar o estabelecimento. Daniel revelou que agora vai ter que recomeçar.

“A gente perdeu praticamente tudo, não sei como vai ser essa ideia de recuperar de novo no futuro. Tive que abrir mão e começar do zero aqui no Brasil”, revelou.

A rotina de trabalho

O professor chegou a Kiev, capital da Ucrânia, no dia 4 de março do ano passado. De lá, foi morar em uma pequena cidade Karlivka em Oblast de Poltava, cuja população chega a 18,000 mil habitantes, onde trabalhou presencialmente na Academia Champions dando aulas de karatê e defesa pessoal.

Agora Daniel está dando aulas online como professor de português para uma plataforma ucraniana chamada Preply.

Assista ao vídeo:

Uma mensagem em vídeo enviada pela pequena aluna de apenas 9 anos, marcou profundamente o professor Daniel neste feriado:

“Oi Daniel, te desejo um bom feriado! Que você possa ter saúde e felicidade. Tchau Daniel!”, disse Sonya em vídeo.

Leia também:

VÍDEO! Sousense de família humilde consegue o primeiro lugar para medicina em universidade pública do Sertão da Paraíba

MP apura denúncia de contratação irregular de pessoal em Marizópolis; vereador pede afastamento de prefeito por 180 dias

Eleições 2022: André Gadelha, Zé Célio e Luciano Cartaxo reforçam MDB, Solidariedade e PT em eventos na capital